Embora o número oficial de pacientes com dengue aponte 1827 casos, a cidade projeto número muito maior de infectados. Só a Santa Casa de Marília registrou desde o início do ano 2.572 pacientes com os sintomas da doença, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (19).
O hospital confirmou a doença em 92 pacientes internados. São exames encaminhados pela própria instituição, independente da rede pública municipal. Os números oficiais consideram apenas pacientes que fizeram a sorologia, ou seja, exame com coleta de material encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que centraliza as análises.
Não entram na contabilidade oficial pacientes que identificam doenças por exames mais simples, como o de laço feito em postos de saúde, além de pacientes que apresentam os sintomas, usam atendimento particular e ficam em casa medicados.
Em qualquer das contabilidades, a cidade vive uma epidemia de dengue, inclusive com pacientes mortos em consequência do agravamento dos sintomas da doença e evolução para outros problemas. Só nesta semana foram dois óbitos.
ENTULHO
A Prefeitura de Marília iniciou ontem atividade de coleta de entulho em bairros. O trabalho foi iniciado pelo bairro Argollo Ferrão, na zona oeste da cidade. Trabalhadores braçais e caminhões recolheram material em terrenos baldios e quintais. É coletado todo tipo de material que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
“A população precisa colaborar evitando que os produtos impermeáveis sejam depositados nessas áreas. Dengue só se combate com o controle da proliferação do mosquito. Cada cidadão um precisa fazer sua parte. Depois da zona oeste, vamos realizar o trabalho na região sul”, comentou Lupércio Garrido Neto, coordenador da ação.
O programa Cidade Limpa, uma proposta de coleta de entulhos organizada pela Rede Globo em parceria com prefeituras, também divulgou agenda de limpeza em Marília. Confira as datas e bairros atendidos:
Dia 23/02 (segunda-feira)
Zona Norte: Santa Antonieta, Primavera, Palmital, Vila Nova, Figueirinha, Cesar de Almeida, Castelo Branco/JK e Vila Barros;
Dia 24/02 (terça-feira)
Zona Leste: Aeroporto, Vila Altaneira, Maria Izabel, Cascata, Fragata e Centro;
Dia 25/02 (quarta-feira)
Zona Oeste: Vila Coimbra, Jardim Bandeirantes, Argollo Ferrão, Teruel, Bairro Cavaliri, Chico Mendes, Jardim Universitário e Jardim Acapulco;
Dia 26/02 (quinta-feira)
Zona Sul: Nova Marília (I a IV), Jóquei Clube, Marajó, Vila Hípica, Planalto, Teotônio Vilela, Parati e CDHU.