A comemoração dos 90 anos de atuação da Santa Casa de Marilia levou 700 pessoas para um abraço ao hospital nesta segunda-feira, quando começou também uma campanha de colaboradores para doação de sangue. A campanha será mantida até o dia 27.
O foco é conscientizar os funcionários, pacientes, acompanhantes e a sociedade em geral sobre a importância da doação. O setor de coleta de sangue do Hemocentro foi decorado com a temática dos 90 anos da Santa Casa e os participantes recebem pão de mel estilizado.
Enfermeira do Pronto Saúde da Santa Casa Fátima Taiete Aguiar disse que já era doadora e aproveitou o convite da campanha para praticar o ato de solidariedade que salva vidas. “Sabemos bem da importância da doação de sangue, utilizado tanto nas cirurgias quanto em outros procedimentos”.
O encarregado do almoxarifado do hospital, José Lúcio Flores doa sangue quatro vezes por ano e compareceu ao Hemocentro para aderir à campanha que faz parte das comemorações dos 90 anos da Santa Casa de Marília.
“Falta muito sangue e sei da necessidade que existe. Doar sangue é uma forma de se doar pelo outro”.
A encarregada de Ouvidoria da Santa Casa, Deborah Milani, era doadora até 2014 e teve que parar por conta de medicação. “Estou voltando a doar sangue nesta campanha tão importante que o hospital promove. É uma forma de contribuir com a humanidade”.
O 1º vice-provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu a presença de todos no abraço. “O hospital presta relevantes serviços para a saúde pública da região, com mais de 70% dos atendimentos sendo realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).”
Alunos da escola estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal, atiradores do Tiro de Guerra, escoteiros e desbravadores da Igreja Adventista estiveram ao lado dos funcionários “abraçando” o prédio.