Tecnologia

Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia em Marília e região

Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia
Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia

Marília - A Santa Casa de Marília marca data e vai inaugurar no dia 14 a ala de radioterapia em ampliação que muda os serviços de oncologia em Marília e região.

Tem novo prédio e equipamentos. O “coração” é o Acelerador Linear, que o hospital comprou com recursos do Programa de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde.

Vai atender pacientes em Marília e 62 cidades da região. A cidade já oferece serviços de radiologia em outras instituições, como o Hospital das Clínicas e o HBU, mas a nova ala amplia oferta com tecnologia de ponta.

Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia em Marília
treinamentos vão incluir orientação para uso de novo equipamento

Permite técnicas avançadas e moduladas e um sistema de imagens em tempo real durante as sessões, o que dá mais segurança ao paciente. 

A radioterapia usa feixes de radiação ionizante para destruir as células tumorais, uma vez que a radiação danifica o DNA das células cancerígenas. .

“Não somente amplia a capacidade de atendimento na região, mas também reafirma a instituição como referência no tratamento contra o câncer dentro do Estado”, disse o médico Yuri Bonicelli Crempe.

Ele é o coordenador técnico e responsável pela unidade. Disse que o investimento consolida a Santa Casa como a maior prestadora de serviços públicos em oncologia na região de Marília

Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia em Marília
Santa Casa vai inaugurar radioterapia e muda oncologia em Marília

O serviço apresenta também equipe especializada com radio-oncologistas, físicos médicos, técnicos em radioterapia, enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Muda oncologia na região

Uma projeção com base em dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), mostra que a região de Marília projeta 3.000 novos casos por ano.

Envolve 62 municípios em que as formas prevalentes da doença são o câncer de mama, próstata, pulmão e colorretal. 

A radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, indicada isoladamente ou em combinação com outros tratamentos, como cirurgia e quimioterapia.