Marília

Saúde confirma dengue em morte ocorrida em junho e aponta epidemia controlada

Saúde confirma dengue em morte ocorrida em junho e aponta epidemia controlada

A Secretaria Municipal de Saúde em Marília anunciou nesta sexta-feira que a epidemia de dengue está controlada na cidade após meses de enfrentamento. No mesmo informe confirmou a quarta morte pela doença, registrada em 9 de junho.

Segundo a saúde, a cidade passou de 296 casos registrados em uma semana no momento de pico para apenas um registro de caso confirmado na 30ª semana do ano.

“Infelizmente, no final do combate o término de uma investigação foi concluída, resultando na confirmação do 4º óbito pela doença em Marília neste ano.”

Segundo o comunicado, a vítima é um paciente de 55 anos, portador de diabetes mellitus, que apresentou os sintomas de dengue em 31 de maio, passou por consulta médica na unidade de saúde de sua referência no primeiro dia de sintomas, vindo a falecer em 9 de junho em seu domicílio. O caso estava em investigação desde então.

 Em 2023 já foram confirmados 2.760 casos. Mas segundo o informe oficial há nove semanas que a incidência do contágio havia caído para menos de 100 casos por semana.

“Há quatro semanas que já não registrava mais que oito casos por semana. Até cair para 4 na 29ª semana e para 1 na 30ª semana.”

O documento informa ainda que a Saúde 185.820 vistorias e foram nebulizados 2.567 imóveis em trabalho que envolve 26 supervisores, 118 agentes, em atuação constante para eliminar focos do mosquito e logradouros de larvas.

“A divisão inclusive atua diretamente em 60 pontos estratégicos (locais de risco para criadouros, como exemplo ferro-velhos, borracharias, pontos de coleta de reciclável) com visitas quinzenais e aplicação de veneno a cada dois meses.”