Um encontro que pode ser histórico para a saúde de Marília lançou no gabinete do prefeito Vinícius Camarinha projeto para integrar alunos de medicina e enfermagem da Famema e da Unimar ao sistema de atendimento da rede municipal de saúde. O serviço deve ser iniciado em janeiro de 2016.
Além de ampliar o atendimento, o projeto integra ao sistema municipal duas instituições consagradas e ainda oferece aos estudantes prática profissional única, com atendimento nas mais diversas áreas da saúde.
Participaram da reunião na Prefeitura o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, a diretora administrativa do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis, a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Pradela Baloni e a diretora de Graduação da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.
“Foi uma reunião histórica, um grande avanço mesmo ao ver o prefeito tomar frente de uma discussão tão importante, a política de ensino serviço e a Universidade de Marília está entusiasmada e comprometida com o projeto”, disse Márcia Mesquita.
Divulgação
Márcia Mesquita Serva Reis, da Unimar
Segundo a diretora, a Unimar fará de tudo para que essa parceria se transforme em qualidade na assistência de saúde uma vez que os alunos serão formados numa rede com política de governo séria.
“A ideia é que a população carente seja a maior beneficiada. Faremos uma política para que os estudantes trabalhem nas unidades municipais e que os mesmos contem também com a ajuda das duas faculdades, tanto na área médica quanto na enfermagem”, disse.
“A Rede Municipal de Saúde de todo o país enfrenta dificuldade na contratação de profissionais, principalmente médicos e em Marília o atendimento terá o reforço dos acadêmicos. Cumprimentamos o prefeito Vinicius Camarinha pela iniciativa da parceria com a Unimar e Famema”, concluiu o secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi.
“Uma reunião proveitosa, a nossa avaliação é extremamente positiva, todos vão ganhar com isso, acreditamos que a união das faculdades com o governo municipal significará uma melhora no atendimento público”, destacou a diretora da Famema, Maria de Lourdes Hafner.
“Chamamos a Unimar e a Famema para uma parceria. Na verdade, uma reunião de trabalho para elaborarmos um plano de atuação em conjunto. Afinal, as universidades possuem o conhecimento, os alunos, professores, especializações e nós temos o campo de atendimento”, disse o prefeito.
A Prefeitura é responsável pelos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Pronto Atendimentos (PAs Norte e Sul).