Marília

Saúde discute atendimento a vítimas da dengue em Marília

Saúde discute atendimento a vítimas da dengue em Marília

A Secretaria de Saúde de Marília reuniu médicos e enfermeiros para um curso de capacitação sobre atendimento a pacientes com dengue e trouxe um especialista de Campinas para discutir o tema. 

O curso, com o tema Estadiamento e Manejo Clínico da Dengue, trouxe para Marília o médico epidemiologista André Ricardo Ribas Freitas , do Programa Municipal de Controle de Arboviroses da Secretaria da Saúde de Campinas.

Além de apresentar dados teóricos sobre modelo de atendimento a pacientes com dengue, o médico convidado também participou de um debate sobre a doença, serviços públicos e controle da dengue.

“O Aedes Aegypti tem sido um grande desafio e não só para o Brasil, como para o mundo todo. É muito difícil controlá-lo, porém é muito importante o apoio da população no combate a esse mal.  A capacitação também é válida para enfrentar de forma adequada o mosquito e tratar as vítimas de dengue”, disse o médico André Ribas Freitas.

Marília enfrentou até maio deste ano a maior epidemia da história, com milhares de casos, mortes de pacientes e estado de emergência com medidas radicais, como ordem para acesso liberado a imóveis onde houvesse qualquer limitação ao controle da doença.

Desde o auge da epidemia a cidade vive também um rigoroso controle de dados e falta de  informações.  A cidade não participou de estudo do Ministério da Saúde sobre riscos de epidemia e não divulga dados sobre infestação de mosquitos.