Marília

Saúde divulga investimentos em frota, contesta denúncia e vai investigar vídeo

Saúde divulga investimentos em frota, contesta denúncia e vai investigar vídeo

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília divulgou nota nesta terça-feira para informar a compra de um ,micro-ônibus novo totalmente adaptado para acessibilidade e mostrar investimentos em conservação da frota de atendimento aos usuários na cidade.

A nota é uma resposta a um vídeo divulgado por um servidor com denúncia de uso de uma ambulância que estaria com pneus carecas, freio de mão quebrado e barra de câmbio soldada. A secretaria contesta as informações e deve investigar o vídeo e a denúncia.

Segundo a nota oficial, acompanhada por imagens da frota e de estoque de material, o serviço de transporte funciona 24 horas por dia, com 15 veículos,

A nota diz que uma das primeiras medidas no início do ano foi o levantamento das condições da frota e aquisição de insumos para manutenção. “Foram adquiridos óleo para motor, pneus outras peças para substituição. Servidor encarregado das manutenções realiza vistoria e nenhum veículo circula com pneus carecas.”

A Saúde informa que trabalha com veículos antigos – “até porque o último que a frota recebeu (antes deste micro-ônibus) foi em 2009” mas que foi iniciada a renovação gradual e ainda este ano espera receber mais duas ambulâncias. 

“Não existem veículos sem freios ou com câmbio quebrado circulando. Já a tapeçaria, é realizada periodicamente em várias unidades, porém a prioridade é para a parte mecânica dos veículos”, diz Saúde.

Mas e as imagens divulgadas no vídeo com denúncia de más condições?

Segundo a assessoria, a Saúde acredita que a imagem dos pneus carecas divulgada pelo servidor não seja da Kombi usada por ele naquele dia e no transporte de passageiros. Um dos argumentos é o fato de que os pneus não aparecem no vídeo e nem foram filmados em imagens gerais com as outras divulgadas.

A saúde diz ainda que os freios são sempre revisados e que casos de solda em barra de câmbio são medidas antigas e não foram provocadas por consertos de improviso, mas por medidas dos servidores.

“Solda no câmbio, desde janeiro, é terminantemente proibida na secretaria. Antes, os motoristas cortavam e mandavam soldar, porque eles entendiam que era muito baixo e ergonomicamente ruim para dirigir”, diz a assessoria do setor.

A assessoria informou que o vídeo e as informações da denúncia serão investigados, mas não revelou detalhes e afirmou que os procedimentos de apuração são sigilosos.

A nota oficial diz ainda que os usuários que tenham dúvidas ou queixas sobre o atendimento, sobre as condições dos veículos ou elogios  podem entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município – 0800-77-66-111 ou o e-mail [email protected].