Marília

Saúde faz neste sábado vacinação contra pólio e sarampo

Saúde faz neste sábado vacinação contra pólio e sarampo

As unidades básicas e de saúde da família abrem neste sábado (8) em Marília para a abertura campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. O atendimento será feito das 8h às 17h, mas o lançamento oficial da campanha acontece às 9h na USF do Jardim Figueirinha com a presença de autoridades municipais.

Pais ou responsáveis devem levar caderneta das crianças, explica Rachel Ramirez (foto), supervisora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

A aplicação da vacina oral contra a poliomielite – – responsável pela paralisia infantil – será realizada nas crianças de 06 meses a cinco anos. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) será feita em todas as crianças de um a cinco anos. A previsão é atingir 95% de imunização, para um total de 11.800 crianças nesta faixa etária.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, dez países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO

Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

A campanha se estende até o dia 28. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.