Marília

Saúde flagra venda de produto com amianto e multa loja em Marília

Saúde flagra venda de produto com amianto e multa loja em Marília

A Vigilância Sanitária de Marília divulgou nesta quarta-feira (30) relatório de fiscalizações sobre saúde do Trabalhador exposto ao amianto e identificou uma loja especializada com venda de produto com o componente proibido. O nome da empresa não foi divulgado.

A comercialização de produtos com amianto está proibida no Estado de São Paulo há 11 anos, conforme legislação estadual. Há sérios riscos à saúde na manipulação e utilização, por isso quem expõe à venda qualquer desses produtos comete infração sanitária.

A lei prevê interdição dos estoques do produto e obrigação de logística reversa, para correta destruição. Telhas e reservatórios de água são alguns dos itens mais comuns, mas o amianto pode estar presente em muitos produtos.

Por suas características de bom isolamento térmico, elétrico e acústico, resistência mecânica, baixo custo, entre outros, este mineral foi, por vários anos, largamente utilizado pela indústria. Porém, descobriu-se que esse “vilão” pode estar associado a casos de câncer e outros agravos à saúde.

Luciano Vilela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília, explica que o mês de maio foi destacado para intensificar ações que visam orientar e coibir a comercialização. “É muito importante que o comerciante saiba das consequências legais, mas sobretudo os danos que esses produtos podem causar a saúde”, disse.

A vigilância já promoveu 42 fiscalizações neste ano., Em 2017 foram 30, sem nenhuma autuação.  De 2012 até 2018, segundo a Vigilância Sanitária de Marília, 155 inspeções sanitárias relacionadas ao amianto foram realizadas no município.

Denúncias e mais informações sobre as ações de combate a venda do material cancerígeno podem ser obtidas por meio do telefone (14) 3402-6500, na Secretaria da Saúde de Marília.