A Santa Casa de Marília está entre os cinco hospitais filantrópicos da região incluídos na relação de empenhos de recursos do Ministério da Saúde e espera liberação de convênio de R$ 300 mil foi assinado pela direção do hospital no encerramento do ano passado. O repasse poderá ser liberado pelo governo federal até o final de 2016. Além de Marília, estão incluídos filantrópicos de Palmital, Paraguaçu Paulista, Pompéia e Assis.
A coordenadora de captação da Santa Casa, Márcia Freitas, explica que as emendas empenhadas estão livres de eventuais cortes orçamentários pelo governo federal. Entretanto, não há previsão de prazo para liberação dos recursos.
Ela explica que o dinheiro será investido na aquisição de insumos, como agulhas, seringas, luvas, entre dezenas de outros itens para atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). É a chamada “emenda para custeio”, que embora não esteja vinculada à compra de um determinado equipamento, passa pelo mesmo processo de orçamento, fiscalização e acompanhamento do Ministério da Saúde.
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reiterou a importância das emendas e agradeceu. “A destinação de recursos por esse mecanismo (indicação de emendas) ocorre quando o parlamentar reconhece o impacto da instituição na saúde pública. Consideramos uma atitude de responsabilidade, para com a população atendida, e ficamos muito agradecidos”, disse Kátia.