Um documentário curto produzido pelo HBU (Hospital Beneficente Unimar) e pela Unimar EAD foi oficialmente divulgado na noite da quinta-feira para mostrar que a saúde da cidade está na UTI em meio à sobrecarga de serviços e aumento dos casos e óbitos por Covid-19.
Com apresentação da jornalista Thaís Pompe, o documentário tem cenas de atendimento em UTI, serviços de intubação e acompanhamento de pacientes sedados e depoimentos de dirigentes dos hospitais, serviços públicos e profissionais.
“Mostra a realidade das UTIs para atendimento de pacientes graves da Covid-19 e como estão os profissionais da área de saúde. É muito impactante”, diz a jornalista.
Além das imagens fortes e das informações gerais, o documentário com aproximadamente dez minutos de duração reforça a campanha por prevenção e mudança de hábitos.
Sérgio Stopato Arruda, superintendente da Santa Casa, destaca no vídeo que além da ocupação total da estrutura o setor enfrenta muita dificuldade em conseguir insumos, equipamentos ou medicamentos.
“São momentos muito angustiantes. Cuidar de quem está com a Covid 19 não é fácil, existe muito cuidado, é um paciente difícil de ser tratado…O paciente fica sozinho aqui, não tem familiares, nossos funcionários são a família dos pacientes aqui”, diz a superintendente do Hospital das Clínicas, Paloma Libanio.
Além de Thaís, participaram na produção André Nascimento, Victor Galdi e Paulo Pardo. Assista ao documentário.