Marília

Saúde prevê abertura de unidades à noite para desafogar UPA e PA

Saúde prevê abertura de unidades à noite para desafogar UPA e PA

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília anunciou projeto de abertura em horário estendido para unidades básicas que vão funcionar à noite na cidade. O objetivo é desafogar os serviços de urgência na UPA da zona norte e PA da zona sul.

O anúncio não indica previsão de data para início do novo atendimento, que seria feito entre 17h e 23h. Mas o programa deve ser iniciado pela unidade do Nova Marília.

Segundo o comunicado, na próxima semana será apresentada projeto de datas e outros detalhes, mas a Saúde adianta que a extensão do projeto já prevê atendimento nas unidades Chico Mendes, Santa Antonieta, Alto Cafezal e Cascata.

O secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, essas unidades contarão com médico generalista para o atendimento noturno.

“Esses médico estão aptos a atender pacientes adultos e também infantis. Com essa mudança, iremos atender as pessoas que trabalham o dia todo e não conseguem ir às unidades de saúde, deixando para o período noturno e, consequentemente, superlotando o PA Sul e a UPA Norte, o que provoca demora no atendimento”, afirmou o secretário.

Esta iniciativa ampliará o acesso da população para atendimento de baixa complexidade (não urgentes), que não configurem risco de vida ou à saúde do usuário de maneira imediata.

A medida acompanha procedimentos para terceirização da gestão do PA da zona sul, uma inovação que vai transferir para uma organização social todo o controle da unidade, como já acontece na UPA da zona norte, que está em processo de renovação da terceirização.