Marília

Saúde prorroga campanha de vacinação

Saúde prorroga campanha de vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde  prorrogou até o dia 12 de dezembro, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de seguimento de combate ao sarampo. A cidade atingiu cerca de 70% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças.

A aplicação da vacina oral contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos.

Segundo a Secretária da Saúde, até o momento, 9.055 crianças foram vacinadas contra a pólio (65,8% do público-alvo de 13.755 crianças); e 7.126 receberam a imunização da tríplice viral (71,67% de um total de 10.892 crianças nesta faixa etária).

“O comparecimento às unidades para receber estas vacinas é extremamente importante, principalmente com a proximidade do período de férias – em que há maior circulação das pessoas – e tendo em vista o registro da ocorrência de casos de sarampo em alguns Estados do Brasil e em outros países”, destaca Rachel Ramirez, supervisora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Além disso, explica, é importante receber a gotinha e o nosso país livre da poliomielite. “Pedimos ainda aos pais ou responsáveis que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para a devida atualização dos registros de imunização.”

A vacinação pode ser feita das 8 às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) do município.  “A vacina é a medida de prevenção mais eficaz que dispomos para combater estas doenças.”

As campanhas contra a poliomielite e de combate ao sarampo são promovidas em parceria com o Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.