Garça, Marília e São Paulo - O Sebrae em Marília auxilia programa de visitas direcionadas e aproxima cafeicultores da região com escritório de São Paulo de olho em exportações
O objetivo é apresentar a produção do café de alta qualidade e a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Café de Garça e buscar compradores.
Segundo o Sebrae, o trabalho vai além do apoio e aproximação. A regional em Maríliaoferece auxílio para micro e pequenas empresas se adequarem aos mercados internacionais.
O consultor de negócios Daniel Costa Coelho de Souza, do Sebrae, acompanhou os investidores. A escolha mostrou empresa que está na terceira geração da família com 40 anos de atividade.
O proprietário Paulo Granchelli conta que hoje a propriedade está toda mecanizada, da colheita ao processamento, o que garante um controle preciso.
“A mecanização de todo o processo chegou a um ponto que posso entregar o produto conforme o cliente quer, na quantidade e qualidade que queira.”
A visita mostrou o processo de plantio das variedades da planta e a colheita mecanizada. Depois, os processos de secagem natural ou por equipamentos; separação dos grãos por tamanho e cor e ensacamento para transporte.
Sebrae aproxima cafeicultores
O café especial produzido na região de Garça ganha interessados de várias partes do mundo.
A região já recebeu a visita de investidores da Turquia, do Japão, da Espanha e de outras partes da Europa.
No dia 15, dois sócios do escritório de representação Nordosudo, Rafael Pereira e Vânia Cabral, estiveram na região.
Com apoio do Sebrae eles fizeram visita a uma das empresas produtoras, a Café Granchelli, em Garça, para conhecer os processos.
Inclui cuidados que vão da qualidade de produção, da colheita ao processamento, da seleção dos grãos até modelo de torrefação final.
Serviço auxiliar e aproxima esportações
O escritório disse representar empresários dos Estados Unidos e supermercadistas em busca de fornecedores de alimentos.
A gerente regional do Sebrae-SP Cristiane Souza Aguiar destacou que a instituição pode auxiliar os investidores a encontrar parceiros adequados.
“Eles vieram a Marília conhecer a cadeia produtiva do café especial da região de Garça. Mas estamos nos colocando à disposição para auxiliar na busca de outros produtos, de outras regiões, caso tenham interesse”, disse.