O Monitor das Secas, serviço nacional de monitoramento, mostra avanço de condições grave, moderada e fraca em agosto com evolução em diferentes regiões do Estado de São Paulo, incluindo o Oeste Paulista.
Segundo o levantamento, devido às chuvas abaixo da média e à piora nos indicadores, houve a expansão da seca grave (S2) no norte do Estado, o que pode levar a impacto de longo prazo em alguns pontos.
Também avançou a seca moderada (S1) no Sul, e da seca fraca (S0) no litoral sul. Os impactos são de curto prazo nestas duas áreas.
A seca avança com a combinação de estiagem acentuada e acompanhada por ondas de calor e máximas acima da média para inverno. E a meteorologia tem poucas previsões de chuvas para os próximos dias (veja após o relatório do monitor)
O levantamento mostra que em toda a região Sudeste, as anomalias negativas de ocorrência e a piora dos indicadores levaram à expansão da seca grave também no oeste de Minas Gerais.
Há avanços da secada moderada no centro, no Norte e no Sudeste daquele estado, além do sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.