O Monitor das Secas, uma plataforma de acompanhamento dos mananciais de água em todo o país, mostra agravamento da seca no norte de São Paulo, com avanço em direção ao centro oeste, que inclui Marília.
A classificação nesta região passou de fraca para moderada. Os impactos são considerados de curto prazo. A região toda está em alerta para estiagem.
A região de Marília entrou na condição de seca fraca já em janeiro deste ano, após bom volume de chuva no ano passado. Em fevereiro o monitor já revelava seca fraca na maior parte do estado.
A cidade está em alerta para estiagem forte e o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) emitiu comunicado com pedido de uso racional de água. A partir de março a seca moderada se instalou no norte do estado e só tem avançado desde então.
O levantamento indica ainda o avanço da seca fraca (S0) no leste do estado e aponta como causa uma anomalia em volume de chuvas.
Além de São Paulo, a região Sudeste registrou avanço da seca moderada (S1) no Triângulo Mineiro e da seca fraca (S0) no leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na Região Nordeste, a seca desapareceu em Alagoas e Sergipe devido às anomalias positivas de precipitação. Por outro lado, devido à piora dos indicadores, houve o surgimento da seca fraca (S0) no centro-sul do Piauí e no sudeste da Bahia.