Marília e São Paulo - A secretária municipal da Saúde em Marília, Paloma Libanio, enfrentou o temporal que atingiu a capital de São Paulo na tarde do sábado e foi o maior em volume por uma hora de chuva.
Paloma Libanio foi à capital para série de compromissos na Secretaria Estadual e em eventos com premiação de programas da cidade.
Em um dos trajetos enfrentou ponto de enchentes. “Não peguei um Uber, peguei um barco. Rindo para não chorar”, postou a médica.
Ela chegou bem ao destino e ainda participou de mais atividades até este sábado. A previsão é de mais chuva hoje e nos próximos dias.
A capital paulista registrou 125,4 mm de chuva na sexta-feira. Foi o terceiro maior volume desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1961. As informações foram confirmadas pela Defesa Civil do estado.
Temporal na capital
Considerando os 82mm que caíram das 15h às 16h, o órgão afirmou que é o maior volume da história já registrado para o período de uma hora.
A cidade, que completa hoje 471 anos, estava com 26,4 mil clientes sem energia elétrica, segundo atualização da Enel às 11h, e com funcionamento parcial da linha 1 azul do Metrô. A linha atravessa a cidade desde a zona norte até a zona sul.
Segundo o Metrô, devido às avarias causadas pelas chuvas de ontem, o trecho entre as estações Tucuruvi e Santana está recebeu atendimento por ônibus do sistema Paese. Além disso, os trens circulam com velocidade reduzida no restante da linha, de Santana ao Jabaquara.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram a estação Jardim São Paulo, na linha 1 azul, com os trilhos alagados. Tem ainda pessoas em cima de corrimãos da estação para se proteger da enxurrada que atingiu as escadas e rampas do local.