Marília amanheceu em mais um dia de muito calor e caos no abastecimento de água com moradores de diferentes regiões reclamando da seca. A insatisfação na cidade cresce com queixas de falhas nos serviços de coleta de lixo.
Moradores que tenham pouca reserva ou grande consumo nesta região vão ficar sem água durante o dia. A normalização dos reservatórios pode durar até dois dias. A orientação é para economizar. Poços e fontes públicas criam filas de moradores recolhendo água pra cozinhar e consumo em todas as regiões da cidade.
Mas a crise é também de desinformação. Não há medidas para explicar aos moradores porque o lixeiro não passa, as condições do abastecimento a cada momento ou suporte poara casos emergenciais – como famílias com pessoas doentes em casa. O uso de caminhões pipa, que foi comum durante anos, não deve ser dotado sob alegação de falta de dinheiro.
A cidade que gastou tanto em faixas e publicidade não consegue conversar com seus moradores no momento de crise. O sistema de controle de abastecimento de água na cidade mostra que às 10h de hoje os reservatórios do Nova Marília e do Fragata, que atendem zona sul, estavam totalmente vazios.
A justificativa para a falta é o remanejamento para abastecer diferentes pontos da cidade. Desde o final de semana rupturas em série paralisaram fornecimento pra a zona norte. Em nota publicada no site da prefeitura, o Daem informa que o último serviço de reparo acabou às 2h e que durante o dia o abastecimento será normalizado, embora os reservatórios demorem a ser recuperados.
Ontem foi trocada uma grande faixa de tubulação da adutora que atende a região, na rua Lima e Costa. Os serviços são realizados pela Replan, que venceu licitação para isso e é uma das empresas interessadas em assumir o serviço de abastecimento em uma polêmica licitação na cidade.
Também ontem houve consertos de rede na zona leste, região com menos crises de fornecimento, mas que também registrou casas sem abastecimento adequado. A situação é minimizada pelo uso eventual de um poço perfurado na região da represa Cascata e que entra em operação em momentos de crise.
Limpeza
Também cresceram nas redes sociais críticas quanto aos problemas na coleta de lixo. Bairros acusam dias sem passagem da limpeza. Em nota enviada ao Giro Marília, a administração informa que ocorreu um problema pontual no sábado, com a quebra de um caminhão, mas a coleta já foi normalizada e hoje segue sendo realizada em toda a cidade.