Marília

Sem carnês, prefeitura prorroga vencimento do IPTU

Sem carnês, prefeitura prorroga vencimento do IPTU

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial desta quarta-feira medida para prorrogar o vencimento da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A parcela de fevereiro, que deveria ser paga no dia 15, poderá ser paga até o dia 24. Nos meses seguintes a cobrança segue normalmente. A medida foi tomada por atrasos na produção dos carnês.

“Estão em execução os trabalhos relativos ao layout bancário dos referidos carnês e, não ha tempo hábil para que sejam entregues aos contribuintes para pagamento”, justifica o decreto que prorroga o vencimento.

O IPTU poderá ser pago o dia 24 à vista, com 5% de desconto, ou em 11 parcelas, com desconto de 2% em cada uma para quem pagar em dia. O IPTU estará 7,12% mais caro neste ano em relação a 2016 e serão impressos 103.177 carnês para residências e lotes registrados em Marília.

A falta de pagamento implica na inclusão do proprietário no cadastro de dívida ativa e pode provocar ação de cobrança, inclusive com penhora do imóvel.

O IPTU deve render aos cofres públicos pouco mais de R$ 61 milhões. Tradicionalmente maior fonte municipal de renda na prefeitura, o imposto pode ser superado pelo ISS (Imposto Sobre Serviços), que será ainda mais incrementado no futuro caso seja confirmada a instalação de dois radares em rodovias na área territorial da cidade.