Marília

Sem salários, médica faz desabafo sobre caos na saúde em Marília

Sem salários, médica faz desabafo sobre caos na saúde em Marília

Um desabafo divulgado por uma médica da rede municipal de saúde nesta terça-feira provoca onda de manifestações e revelou o caos e a crise no atendimento na cidade. Desde outubro sem receber os salários, a médica divulgou que busca oportunidades fora da cidade por falta de condições de trabalho.

“Marília minha linda cidade natal e do ❤️,estou desistindo d vc…q pena q trabalhar aqui virou um pesadelo…q tristeza t ver nesse caos…quanto desrespeito com sua gente #triste”, divulgou a médica Fernanda Duarte.

Outros profissionais de saúde, pacientes e pensadores da cidade apareceram em manifestações sobre abandono da cidade e crise. Em entrevista ao Giro, a médica disse que além da crise instalada não acredita em recuperação em curto prazo.

“Em primeiro lugar é claro que o que mais me desanima são os atrasos salariais, pois desestimula todo um trabalho que já é desgastante. A população nos cobra toda essa falta de tudo, de medicação, de agilidade nos encaminhamentos para as especialidades, greves em UPA, PA”, disse a médica.

Formada em 2007, Fernanda fez especialização e residência em saúde pública. a médica afirmou que a “sobrecarga está pesada” e os médicos atuam sem condições para dar o mínimo que a população merece “com uma piora evidente nesses últimos dois meses” e sem dinheiro pra pagar as próprias contas.

“Está degradante essa situação. A maioria dos médicos está no limite. E não vemos perspectiva de melhora.”

A médica disse que ainda não houve contato entre a equipe indicada para a nova gestão, do prefeito eleito Daniel Alonso, que já apresentou a atual superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana como futura secretária da Saúde.

“Ela prometeu acertar essas questões salariais, porém como se estima que o rombo deixado será de aproximadamente 500 milhões de reais, acho difícil que as boas intenções sejam efetivadas. Estou vendo já outras possibilidades em cidades próximas, não pretendo ficar aqui pra pagar pra ver como vai ficar. Infelizmente não é o que eu queria.”

Veja algumas das manifestações divulgadas com a publicação da médica

“Estão sem dinheiro pra por óleo diesel no caminhão de lixo… Pra quem pregava uma cidade em ordem, até que a verdade não demorou pra aparecer..”

“Ainda não recebi nem outubro nem novembro jovem…. ta fácil a vida viu….”

“Verdade. Marília tá no fundo do poço.  Da vergonha. Vergonha.”

“Também to quase desistindo….dificil essa cidade…uma pena…”

“Você reclama das coisas aí de dentro, mas se não fala não chegaria ao conhecimento de ninguém. O povo só está reclamando do lixo pq está atingindo a todos. Alguém aí já tentou ligar na Codemar (há mais de 2 meses) e pediu para eles tamparem algum buraco? Pois é….”

“Tá uma vergonha nossa cidade”