A partir desta quarta-feira, dia 9, Marília recebe a 3ª Semana do Hip-Hop que até o dia 13 vai apresentar diversas atividades culturais em escolas e na Praça Maria Izabel, ao lado da igreja São Bento, no centro.
O tema dé a celebração dos 50 anos da cultura Hip-Hop, que será lembrado em 11 de agosto. A data marca a primeira festa da cultura hip-hop, realizada em 11 de agosto de 1973, por Kool Herc, na avenida Sedwick, 1520, Bronx, em Nova York, EUA.
Dias 9 e 11 de agosto acontecerá intervenção cultural na escola estadual Alcir Raineri, no Bairro Figueirinha, zona Norte. Os alunos farão workshops de grafite e produção de eventos, além de atração cultural com os quatro elementos da cultura hip-hop (rap, breaking, grafite e DJ), acrescido do elemento literário da poesia.
A programação contará com exibição do filme “Triunfo”, no dia 10 de agosto, quinta-feira, às 20h, na sala de projeção ‘Emilio Pedutti Filho/ Clube de Cinema de Marília’ – no complexo cultural ‘Braz Alécio’, avenida Sampaio Vidal, nº 245, entrada pelo Museu de Paleontologia.
A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Freire receberá no dia 11 de agosto, sexta-feira, intervenção artística e cultural com alunos da escola, realização de evento com apresentação cultural de rap, breaking, grafite e DJ. As apresentações artísticas abertas à população acontecerão nos dias 11, 12 e 13, na praça Maria Izabel – ao lado da basílica de São Bento.
Sexta-feira, dia 11 de agosto, será realizada a edição especial da ‘Batalha São Rap’ (batalha de rima que acontece todas as sextas feiras na praça Maria Isabel) com a união das batalhas.
Será um evento regional de rima reunindo representantes de diversas batalhas que acontecem na região de Marília, com participações especiais de Bob 13 e Magrão, referências do segmento que contam com mais de um milhão de seguidores somados e mais de cinco milhões de visualizações de conteúdo. Após a batalha também haverá apresentação de shows.
Sábado, dia 12 agosto, serão promovidas diversas atividades e apresentações culturais, com grafite, batalha de poesia, Dj´s e shows musicais, além de feira de economia criativa e exposições. No palco, se apresentam, DJ Xandão, Lauren Priscila, Karol Kolombiana e o Grupo Comando Verbal. Domingo, dia 13 de agosto, além de mais apresentações musicais, também serão realizados campeonatos de breaking e skate. Os shows serão de Soul Di, Mabeco e o encerramento com o artista Crônica Mendes. O evento também contará com espaço kids às crianças.
A semana é orrganizada pelos coletivos de hip-hop de Marília: ‘NaCasa Cultural’, ‘Portas Abertas’, ‘Enquanto o Trem não Vem’ e ‘Batalha São Rap’ com apoio da Secretaria da Cultura.