Marília

Semana vai homenagear personalidades negras e combater racismo em Marília

Semana vai homenagear personalidades negras e combater racismo em Marília

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, preparou uma programação para a Semana da Consciência Negra em Marília com programa que envolve homenagens de personalidades negras marilienses, lives e eventos culturais, envolvendo diversos parceiros e entidades na luta anti-racial, afim de promover e valorizar a cultura afro-brasileira e combater a intolerância, preconceito racial.

“Ainda há muito que se lutar, pois infelizmente o racismo ainda é um mal presente na sociedade brasileira, violando os direitos humanos da população negra em decorrência do preconceito e intolerância, gerando com isso a exclusão e violência física e psicológica, além de um alto índice mortes em sua maioria juventude”, disse o secretário Wilson Damasceno 

Durante todo o mês de novembro, serão publicadas nas redes sociais do Conselho (@conselhoigualdade.marilia) mensagens sobre personalidades negras marilienses de destaque que fazem a diferença em nossa sociedade. Para essas homenagens, selecionamos cidadãos que são fonte de inspiração na sua comunidade, no seu trabalho e também para o município.

Para a presidente Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Marília, Monã Marilis Machado “a programação está bem representativa, abordará diversos temas, abriremos  a Semana da Consciência Negra em respeito a ancestralidade africana, em memória dos negros que foram escravizados no Brasil, e que  se mantém viva sua tradição em cultuar os nossos ancestrais, faremos homenagem, junto com terreiros de candomblé e umbanda, estando todos convidados para conhecer um pouco mais da nossa cultura e fé africana”. 

No dia 15 de novembro acontece a abertura da Semana da Consciência Negra, data escolhida por ser o Dia Nacional da Umbanda e do Combate a Intolerância Religiosa, uma religião que nasceu no Brasil com características de outras religiões como o catolicismo, espiritismo e outras religiões de matrizes africanas e indígenas.

A palavra “Umbanda” significa “curandeiro” e tem origem da língua Kimbundo, falado na Angola. Para celebrar este dia, vamos falar um pouco sobre a religião e sua história reunindo os sacerdotes e casa de Axé de Marília. Segue a programação:

– 15/11 – 9h – Paço Municipal – Em frente à Prefeitura de Marília– Ato público “Pela Tolerância Religiosa e Paz” roda de axé, cânticos para Oxalá, com a participação dos terreiros de umbanda e candomblé

– 16/11 – 19h30 – Estúdio de TV do Curso de Publicidade e Propaganda/UNIMAR – Prêmio UNIMAR – Apresentação das peças publicitárias da campanha contra o racismo (organizada pelo Curso de Publicidade e Propaganda da UNIMAR)

– 17/11 – 20h – Facebook do Conselho – Live O lugar do negro é onde ele quiser, com a participação de Elisa Rosa, Sugar Ray, Vereador Ivan e Dr. Luciano Rogério (fisioterapeuta).

– 18/11 – 19h30 – Feira Noturna “Pôr do Sol” – Roda de Samba 

– 20/11 – 19h30 – Paróquia Santa Rita de Cássia – Missa Afro (organizada pela Pastoral Afro)

– De 15 a 30/11 – Biblioteca Municipal – Exposição “Mulheres”, do fotógrafo Marcelo Sampaio

– 20/11- Circuito SP on-line- Secretaria da Cultura

– 20/11- NUAC- as 9h na ACIM- Café da Manhã, Networking entre Afrodescentes organizado pelo Núcleo de Apoio à Comunidade da FAMEMA – (somente convidados)

– 1 a 30 de novembro- personalidades negras, afrodescentes, serão homenageados nas redes sociais do Conselho Municipal da Igualdade Racial – segue lá, curte e comente @ConselhoIgualdadeRacial (instragram) @Conselho Municipal da Igualdade Racial (facebook).