Marília

Seminário com grandes nomes mostra maturidade de Doutorado na Unimar

Seminário com grandes nomes mostra maturidade de Doutorado na Unimar

Um seminário internacional com a presença de grandes nomes na área de pesquisa e ciência do Direito, seis grupos de trabalho, dois dias de atividades, instituições tradicionais de ensino como parceiras e tudo isso a pelo menos 450km dos principais centros universitários do país.

Não poderia ser melhor o Seeds(Seminário Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Sociedade) promovido pela área de pós-graduação da Unimar e que além das palestras e debates acompanha a banca de avaliação de teses do Doutorado em Direito da Universidade.

O evento começou na tarde de sexta-feira com os grupos de trabalho em debate e análise de diferentes temas ligados ao direito em torno de questão como desenvolvimento sustentável, economia solidária, novas tecnologias e políticas públicas.

Coordenador Jonathan Vita e a pró-reitora de Pós Graduação, Fernanda Mesquita Serva

“Une pesquisadores do Brasil e do exterior e é fruto de parcerias institucionais, um momento de continuidade de pesquisas que aproveitamos para formar grupos de trabalho e pesquisadores da Unimar e das outras instituições vão compartilhar conhecimento”, explicou a pró-reitora de Pós Graduação, Fernanda Mesquita Serva.

A pró-reitora destacou que os temas atuais e relevantes do seminário refletem linhas de pesquisa das áreas de pós-graduação e em especial do doutorado em Direito.

Professora doutora Susana Borrás Pentinat, coordenadora do mestrado em Direito Ambiental

Na noite de sexta, uma mesa de debates reuniu nomes de convidados muito especiais presentes ao seminário, com uma conferência da professora doutora Susana Borrás Pentinat, coordenadora do mestrado em Direito Ambiental  da Universitat Rovira i Virgill, da Espanha.

O evento contou ainda com palestras das professoras doutoras Beatriz Souza Costa, da Escola Superior Dom Helder, e Livia Gaigher Bosio Campello e Norma Sueli Padilha, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso.

Presidente da OAB em Marília, Marlúcio Trindade, e o procurador e professor Jefferson Aparecido Dias

O procurador da República e professor Jefferson Aparecido Dias destacou a importância dos debates e da análise científica dos temas e disse que a partir da universidade eles podem evoluir para medidas práticas.

Lembrou que em muitas situações o Direito e o mundo jurídico não conseguem acompanhar as transformações e exigências de temas como sustentabilidade e crescimento sustentável e por isso a pesquisa se torna cada vez mais essencial.

“Esse é o grande desafio e por isso precisamos reunir ainda mais pessoas para discutir. Precisamos integrar proteção ambiental com desenvolvimento econômico e distribuição de renda, para que tenhamos crescimento econômico mas também cuidar das pessoas.”

Para o professor, o papel do Seminário é fazer o debate para que os pesquisadores desenvolvam os temas e a partir daí compartilhar com a sociedade como conhecimento “pluriversitário”.

O coordenador da pós-graduação em direito, Jonathan Barros Vita, destacou que o seminário cumpriu o objetivo de semear conhecimento “que é de fato o que a pesquisa tem a fazer” e destacou cuidados da organização qualidade do conteúdo e envolvimento desde os palestrantes e pesquisadores aos bolsistas e estudantes.

O presidente da OAB de Marília, Marlúcio Trindade, elogiou a Unimar e instituições envolvidas pela programação e preocupação em semear informações que podem contribuir não só com a formação dos profissionais mas levar novas ideias que reflitam na vida da coletividade.