O II Seminário sobre Cannabis Medicinal do Centro Oeste Paulista vai reunir a partir de sexta-feira grandes especialistas, pesquisadores, pacientes, ativistas e profissionais de diferentes áreas para discutir regulamentação, mquebrtar preconceitos e divulgar estudos científicos sobre o produto. Tem entrada gratuita – com pedido para doação de um quilo de alimentos não perecível – e inscrições pela internet.
É promovido pela Abracamed (Associaçãpo Brasileira de Cannabis Medicinal), que tem direçlão e base em Marília e região e vai abordar o tema “Ciência, Políticas Públicas e Direitos Humanos” com exposições na sexta e sábado. Começa às 13h30 na sexta – com longa programação – e às 8h no sábado, sempre no auditório da Unimar.
A região do Centro-Oeste Paulista traz no seu DNA uma relação com a Cannabis Medicinal que começou em 2015 com a ação do Ministério Público Federal contra o Estado, para o fornecimento de canabidiol para crianças de Marília e região.
Nayara Mazini, diretora Executiva Institucional da ABRACAMED, em 2018 começou sua luta para conseguir acesso à Cannabis medicinal para o tratamento da sua filha Letícia, hoje com 9 anos. Constatando os benefícios para a saúde de Lelê, tornou-se pesquisadora e protagonizou a mobilização da luta social em Marília pelo acesso ao tratamento e o fomento de políticas públicas municipais.
O Seminário tem como principal propósito difundir conhecimentos e informações sobre o uso desta planta, ajudando pacientes e famílias a usufruir de seus benefícios, focados no bem-estar e qualidade de vida.
“Este ano, estamos retomando os trabalhos de educação em saúde e promovendo a segunda edição do seminário, resgatando nosso objetivo, que é levar à pacientes e profissionais da saúde a descoberta do Sistema Endocanabinoide. Trata-se de um evento gratuito e aberto ao público, que tem o compromisso de proporcionar o acesso à informação e conhecimentos quanto às aplicações terapêuticas da Cannabis medicinal e seu status regulatório, propiciando um amplo debate com pesquisadores e profissionais de referência em saúde e ciência de nosso país”, diz Nayara.
A iniciativa de realização do II Seminário de Cannabis Medicinal do Centro Oeste Paulista é da ABRACAMED – Associação Brasileira de Cannabis Medicinal, junto à EDEPE e UFSJ, com apoio da UNIMAR e CEBRID, em parceria com o Projeto AMOR DE CRIANÇA.