Um evento online nesta segunda-feira, com transmissão pelo Youtube, por meio do canal “Vigilância em Saúde em Pauta”, discute a prática colaborativa interprofissional no DRS (Departamento Regional de Saúde) VI (Bauru) e IX (Marília). O Seminário, das 9h às 12h, com participação aberta ao público. por meio do link https://www.youtube.com/@ccd_ses_sp
Também acontece, no mesmo dia, das 14h30 às 17h, uma oficina para tratar sobre uma agenda de fortalecimento a abordagem interprofissional. A organização é do GTI (Grupo Técnico Interprofissional) do gabinete do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva.
Representantes do HBU (Hospital Beneficente Unimar) vão participar da atividade, contribuindo com a vivência da prática colaborativa na instituição e saúde.
A professora doutora Maria Elizabeth da Silva Hernandes, que também integra a coordenação geral do evento, vai participar como facilitadora da oficina “Construção de uma agenda de ações para fortalecer a abordagem interprofissional”, na Sala do Eixo I – Educação – Grupo I. A oficina vai ser realizada no horário das 14h30 às 17h, na segunda-feira. As inscrições podem ser feitas por meio de sistema disponível nas instituições participantes.
A Supervisora das urgências e Emergência/enfermaria clínico-cirúrgico Mayra André Coube Menezes vai participar da mesa redonda que trata sobre “A importância da integração interprofissional e o desafio nas suas dimensões de educação, prática e regulamentação”. Ela vai apresentar a sua experiência de trabalho da equipe multiprofissional do HBU.
Cronograma das atividades
A abertura do Seminário vai ser as 9h da manhã, com a participação de Fabiola Leão Soares Yamamoto – Diretora do DRS VI Bauru; Celia Maria Marafiotti Netto – Diretora dos DRS IX – Marília; professora doutora Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa – Unimar (Universidade de Marília); professora doutora Silvia Franco da Rocha Tonhom – Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) e doutora Floracy Gomes Ribeiro – Coordenadora do GTI (Grupo Técnico Interprofissional).
A partir das 9h30 tem início a mesa redonda “A importância da integração interprofissional e o desafio nas suas dimensões de educação, prática e regulamentação”, com a coordenação da doutora Valquíria Aparecida de Lima – do CREF (Conselho Regional de Educação Física) e representante no GTI. Entre 9h30 – 10h acontece a plenária Educação Interprofissional e Prática Colaborativa, com a participação da professora doutora Marina Peduzzi – EEUSP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo)
Entre 10h e 10h40, vão ser abordadas as “Experiências interprofissionais na prática e na gestão – Diálogo com serviços.
Na ocasião será feita a apresentação da experiência de trabalho da equipe multiprofissional no HBU (Hospital Beneficente Unimar), pela enfermeira supervisora das urgências e emergências/enfermaria clínico-cirúrgico, Mayra André Coube Menezes. A apresentação das práticas dos programas de residência integrada multiprofissional da Famema, vai ficar a cargo da professora doutora Danielle Abdel Massih Pio, coordenadora da Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional) da Famema.
Entre as 10h40 e 11h10 será abordada a Regulamentação Interprofissional, com a participação da professora doutora Maria Madalena Januário Leite – Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) e, por fim, entre 11h10 e 12h ocorre um debate, com a coordenação da doutora Valquíria Aparecida de Lima.