Conhecer para Incluir

Seminário neste sábado reúne educadores para mudar inclusão em Marília

Projeto da Amandim e Secretaria da Educação combate desinformação

Seminário neste sábado reúne educadores para mudar inclusão em Marília
Seminário neste sábado reúne educadores para mudar inclusão em Marília

Marília - Um seminário para fazer história no acolhimento social em Marília reúne neste sábado educadores e famílias para conhecer mais sobre autismo e mudar modelo de inclusão na cidade.

A presença das famílias é a grande inovação do evento. A organização começa isso, a partir da Amandim (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília).

Seminário neste sábado reúne educadores para mudar inclusão em Marília
União de mães leva informação: Seminário reúne educadores para mudar inclusão em Marília

Mais que unir mulheres, a entidade dá voz às famílias. E a educação ouviu a demanda. Eles comemoram.

Hoje a gente tem uma quantidade maior de diagnósticos e isso vai impactar diretamente em políticas públicas. Nós precisamos de políticas públicas que possam de fato acolher e melhorar a qualidade de vida dessa população

Camila Aparecida Fonseca, mãe e fundadora da Amandim

O encontro é específico para informações na educação mas vai fazer isso com palestras de médicos e terapeutas, além das famílias.

Um dos temas que uniu mães foi a descoberta de problemas muito comuns no acolhimento em serviços.

Problemas que vão desde a fase do diagnóstico até a compreensão das diferentes formas em que o transtorno se apresenta.

“Apesar de o número de os autistas aumentar bastante, ainda há muita desinformação. O intuito é levar conhecimento. Para quem, em primeiro lugar tenha respeito, em segundo lugar mostrar importância de políticas públicas”, diz Camila.

A participação é gratuita e aberta à comunidade. As inscrições são feitas com mensagem para a associação e o seminário vai acontecer no Univem, no campus universitário. Clique aqui para acessar e fazer sua inscrição. Acesse abaixo a programação, na conta da Amandim no Instagram.

O seminário faz história mas não encerra a programação. No dia 27, domingo, um evento no bosque da cidade vai unir Saúde, Cultura e Cidadania com atividades para crianças e atrações para toda a família.

“Vai ter roda de conversa, tirar dúvidas, e muito mais informações.”