Marília

Serviços lideram queixas no Procon de Marília; veja os 'campeões'

Serviços lideram queixas no Procon de Marília; veja os 'campeões'

O Procon de Marília realizou em setembro 2.642 atendimentos a consumidores – incluindo 1.871 consultas por telefone – e apontou serviços essenciais, como fornecimento de água e energia, como os líderes das reclamações.

Foram 401 atendimentos sobre estes serviços, 337 sobre assuntos financeiros e 320 de serviços privados.

O órgão registrou ainda ainda 60 acordos de reclamações contatadas por carta e outros 13 com relação a processos administrativos, com designação de audiência, finalizados com acordos extrajudiciais. O elevado número de consultas preocupa o coordenador do Procon, Guilherme Moraes.

“Este grande número demonstra de maneira muito clara o mercado de consumo. A gente percebe uma busca desenfreada e até uma oferta desbaratinada pelo crédito. Isto tem nos preocupado bastante porque o consumidor acaba contratando sem analisar algumas formas ou sem ter a cautela necessária nessa importante operação.”

Guilherme Moraes revelou que o Procon implementou uma forma de disseminar as informações, que é o “Você Sabia”, em que todos os consumidores atendidos nos meses de outubro, novembro e dezembro receberão orientações sobre os seus direitos.

“Além do Você Sabia temos estimulado os nossos consumidores a acessarem a Ouvidoria Geral do Município para apresentar sugestões, reclamações e elogios ao nosso trabalho, já que o destinatário da nossa relação é o consumidor, que merece ser ouvido.”

O PROCON

O órgão atende consultas e reclamações nas áreas de Alimentos, Assuntos Financeiros (cartão de crédito, bancos, empréstimos), Fiscalização, Habitação, Produtos (móveis, automóveis, eletrodomésticos, celulares), Saúde (planos de saúde), Serviços Essenciais (água, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, internet) e Serviços Privados (cursos diversos, aulas de dança, etc) e Extra (que não pertencem ao Procon e são encaminhados a outros órgãos).

O Procon de Marília fica na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O telefone é (14) 3401-2466.