Marília

Sessão solene faz homenagem a Franco Montoro em Marília

José Bassiga, Mario Coraini, Lafayette Pozzoli e Cicecro do Ceasa na homenagem a Montoro
José Bassiga, Mario Coraini, Lafayette Pozzoli e Cicecro do Ceasa na homenagem a Montoro

O centenário do nascimento do estadista e jurista André Franco Montoro, ex-governador e ex-senador por São Paulo, foi lembrado em Marília na noite desta sexta-feira em uma sessão solene que levou as atividades da Câmara de Marília para o auditório Shunji Nishimura, no Univem.

A homenagem, uma iniciativa do vereador Mário Coraíni Júnior (PTB) lembrou a atuação de dois ex-assessores e professores colegas de Montoro na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e que hoje são docentes no Univem: Lafayette Pozzoli, coordenador do mestrado de Direito, e Osvaldo Giacóia.

O evento reuniu convidados, autoridades, estudantes do mestrado e graduação em direito. Um vídeo com resumo da vida pública e profissional de Montoro apresentou parte da carreira do jurista.

Nascido em 14 de junho de 1916, Montoro era advogado formado pela USP na década de 30, um dos fundadores da PUC na década de 40. Na vida política seu principal cargo foi o de governador de São Paulo, o primeiro eleito pelo voto popular após quase 20 anos de ditadura, em 1982. Foi deputado estadual, deputado federal e senador.

Seu governo foi marcado por medidas como descentralização – criou 42 regiões de governo -, abertura de estradas, municipalização da educação e inovações em segurança.

O médico Osvaldo Doreto Campanari, que foi vereador, deputado estadual e deputado federal constituinte, acompanhou a homenagem e lembrou que o contato nas cidades foi outra marca de Montoro. “Ele sempre esteve muito próximo dos municípios e de Marília especialmente.”

Montoro lutou pela redemocratização do país durante a ditadura e foi um dos articuladores da campanha Diretas Já, em 1984.

Montoro, ao centro, com Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso na campanha Diretas Já, em 1984

O professor Lafayette Pozzoli, que foi aluno de Montoro, tornou-se assistente dele na PUC e também assessor a vida política. Disse que foi marcante conviver com Montoro. Disse que guarda de Montoro lições de ética, seriedade e integridade. “É isso que vivo e tento passar aos meus filhos até hoje.”

O professor Osvaldo Giacoia Jr lembrou a atuação de Montoro como educador e estudioso do Direito. “Tive o privilégio de participar na universidade com professor Montoro. Meu depoimento nesta noite tem objetivo de destacar sua atuação como educador, a profissão de que ele muito se orgulhava.”

A Câmara entregou ao professor Lafayette uma placa comemorativa que será encaminhada para a família de Franco Montoro em São Paulo.