A Câmara de Marília convocou para esta sexta-feira, a partir de 20h, uma sessão solene em homenagem ao médico pediatra Francisco Agostinho, coordenador do projeto Amor de Criança, que vai receber a Medalha Marília de Dirceu.
A homenagem representa a maior honraria pública do Legislativo a personalidades marilienses. Nascido em Jaú, Francisco Agostinho recebeu em 2013 o título de Cidadão Mariliense.
O projeto Amor de Criança, premiado em nível nacional pelo Ministério Público Federal e referência nacional em atendimento a pacientes de paralisia cerebral, presta atendimento a 220 crianças e suas famílias com um ambulatório específico de atendimento na Unimar (Universidade de Marília), com suporte da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário)
Formado pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em 1975, Francisco Agostinho Junior se especializou em pediatria, na área de Gastroenterologia Pediátrica.
Em 2005 foi convidado pela direção da FAMEMA para assumir o cargo de Chefe de Disciplina de Pediatria. No ano seguinte coordenou a criação do projeto IUPE (iniciativa Unificada em Pediatria) para aperfeiçoar e humanizar o atendimento no Hospital Materno Infantil.
Projeto Amor de Criança recebe premiação nacional do MPF em 2015 pela relvância e inovação no atendimento
Em agosto de 2013 iniciou o atendimento no Amor de Criança, em convênio com a participação da Unimar e da Unesp, com atendimento multidisciplinar a crianças com paralisia cerebral. O projeto integrou ainda o Ministério Público Federal e a Prefeitura.
Consultas médicas permanentes, suporte de fonoaudiologia, nutrição, procedimentos cirúrgicos, implantação de sondas alimentares, programas de acolhimento às famílias, odontologia e outras especialidades passaram a garantir qualidade de vida, higiene, e maior longevidade a dezenas de crianças,
Casado com Marcela Beneditti de Agostinho, Dr Francisco tem três filhos – Francine, Raquel e Renato – e os enteados Luíza e Gabriel.