Marília

Setembro Amarelo terá ‘invasão’ de palhaços do Projeto Sorria e música na Praça

‘Palhaços’ d projeto Sorria no centro de Marília em 2023: chegou hora de voltar às ruas
‘Palhaços’ d projeto Sorria no centro de Marília em 2023: chegou hora de voltar às ruas

A campanha Setembro Amarelo, mês dedicado a ações especiais em prevenção ao suicídio, vai movimentar ruas de Marilia neste sábado com arte, cultura, bom humor e carinho.

Começa pela manhã, a partir de 9h, com uma ‘invasão’ de palhaços do Projeto Sorria, criado em 2013 para acompanhamento de pacientes internados no HBU (Hospital Beneficente Unimar).

sorria-setembro-01_1726245540.jpgVoluntárias do projeto Sorria em atividade nas ruas em 2023 – Divulgação

O grupo, que atua com 60 voluntários, projeta levar pelo menos 30 para percorrer a rua São Luiz. Cartazes, balões, cores e muita interação social divulgam a campanha de cuidados pessoais.

Inclui distribuição de abraços, música e muita informação a quem estiver interessado em suporte para saúde mental.

MÚSICA NA PRAÇA

À tarde, das 16h às 18h, a movimentação acontece na praça do bairro Jardim Continental, ao lado da via Expressa. A iniciativa dos eventos é do Grupo de Apoio e Prevenção ao Suicídio de Marília, com a colaboração de coletivos como o GT Saúde Mental em Pauta.

Segundo Wellington Aparecido Silva, coordenador do Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio de Marília, a Música na Praça é já é uma realização que foi proposta no Fórum Popular de Saúde Mental, realizado em maio.

“Vai acontecer agora em setembro, mas a agenda prevê essa atividade em outubro, novembro e dezembro, em outras praças da cidade”, destacou Silva.

gt-saude_1726245540.jpgAção pública no Janeiro Branco, mês de conscientização sobre cuidados com a saúde mental

No primeiro Música na Praça foram convidados pacientes do Núcleo de Apoio e dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) do município, que vão se apresentar.

“Alguns já cantam ou desenvolvem atividades musicais. Outros vão se apresentar pela primeira vez e a expectativa é bem grande”, ressaltou. Segundo o coordenador, a atividade vai sendo aprimorada, na medida que for acontecendo.

O evento vai contar também com representantes de algumas igrejas, independente de suas denominações, que vão fazer atividades teatrais.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) liberou alguns alunos, que vão levar instrumentos musicais, para abrilhantar as apresentações.

“Vai ser uma tarde bem legal, descontraída e que vai proporcionar lazer e cultura para os participantes e a população da região”, comentou Wellington Silva.