Pelo simples fato de ser mulher.
Pois em uma sociedade onde em cincomulheres entrevistadas, cinco relatam que são assediadas diariamente nas ruas, independente se de horário, isso não é normal. Vivemos em uma sociedade onde é normal a mulher ser assediada em plena luz dia por vários homens e quando ela decide reclamar disso, ela é oprimida.
Mas se ela continuar a enfrentar, ela apanha, ela corre o risco de ser estuprada, ofendida, discriminada. Ou seja, sou feminista, pois luto pela minha e pela vida de todas as mulheres. Não é justo ser reduzida pelo meu/seu gênero. Biologicamente somos diferentes, mas, além disso, somos capazes igualmente para realizar qualquer tarefa.
Continuar colocando a mulher como submissa aos homens é o maior erro do mundo, da humanidade.
Tanto que isso mata, todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Veja quadro ao lado
Não podemos ficar de mãos atadas diante esses números, precisamos nos mobilizar, todos, seja mulher ou homem, do jeito que está não pode ficar.
É uma sensação de impotência sair de casa com medo do que pode vir, ou melhor, medo da falta de respeito de muitos homens na rua. Não dá para se sentir a vontadede viver em um mundo onde o medo diário de ser estuprada é comum.
E pior, onde sou silenciada quando aponto o que está errado; sou silenciada quando coloco o dedo na ferida. Como assim? Onde está a justiça? Onde estão os meus direitos humanos?
Onde está minha dignidade?
Sou feminista porque é necessário meu posicionamento diante a sociedade. É necessário que eu fale, que eu aponte, é necessário que eu contribua para um mundo possível, para que mulheres sejam respeitadas, para que seja desconstruída a ideia de padrões de beleza feminina; desconstruir ideias de que lugar de mulher é na cozinha, que TPM é sinônimo de loucura, histeria ou psicose. É um absurdo ouvir que mulher que usa roupa curta está pedindo pra ser estuprada, para que os homens entendam que fiu-fiu não é elogio.
Pois mulheres ainda ganham pouco em relação aos homens que exercem a mesma função. Sou feminista, pois se eu não posso reclamar de assédio em um ambiente de trabalho, que respeito estou recebendo?
O feminismo está aí para salvar vidas e não como o machismo que mata todos os dias.
O feminismo busca uma igualdade de direitos e não como muitos alegam que as mulheres querem ser superiores aos homens. Feminismo está para além da pequenez humana, como escreveu Rosa Luxemburgo, “defendo um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.