Marília

Supermercados anunciam foco em tecnologia para mudar suas compras

Encontro em Marílkia apresenta feira de supermercados e tendências do setor
Encontro em Marílkia apresenta feira de supermercados e tendências do setor

Tecnologia, vendas on line, novos serviços nas lojas para acessibilidade, sem perder foco em promoções e mudanças de hábito. Suas compras nos supermercados devem mudar muito em um futuro próximo, indicam as tendências do setor apresentadas na manhã desta quinta-feira pela diretoria da Apas, a Associação Paulista do setor.

O encontro trouxe para a cidade o presidente da associação, Ronaldo dos Santos, e lançou a programação da Apas Show, a feira do setor que acontece em maio integrada a um congresso entre os dias 6 e 9 de maio em São Paulo – veja detalhes -. 

O tema do evento é SuperHacker – Hackeando os supermercados, que leva a discussão sobre tecnologia para o centro do planejamento no setor.

Ronaldo dos Santos disse que um dos exemplos é um sistema de escaneamento dos códigos de barras para oferecer áudios com informações sobre os produtos e facilitar compras de deficientes visuais.

“Está bastante claro que tudo o que vamos fazer envolve tecnologia. Estamos focando bastante a mudança no nosso negócio. A área de alimentação ainda é pouco impactada, mas percebemos que tem um foco só para isso”, explicou.

O diretor regional da Associação, Bruno Kawakami, disse que um desafio é levar as inovações também aos pequenos supermercados de bairro na cidade e em toda a região.

A regional envolve 50 cidades, que movimentaram em 2018 R$ 1,8 bilhão, dos quais  R$ 531 milhões apenas em Marília. São 9.000 empregos apenas na cidade. Em toda a região são 141 lojas.

Um jantar nesta quinta reúne empresas, expositores e autoridades para incentivar a participação na feira. O jantar envolve arrecadação com estandes comerciais e vai promover repasse de recursos para o Educandário Bento de Abreu.

Ronaldo dos Santos afirmou que alguns segmentos do setor, como gestão e recursos humanos, já sofreram muitas mudanças pela tecnologia e chegar a área de vendas é o próximo desafio.

A mudança ainda depende de mudanças de comportamento, especialmente na compra de perecíveis, como carnes, frutas e verduras.

Ronaldo dos Santos disse que o consumidor ainda resiste a comprar esses produtos sem a escolha pessoal e que vencer esse modelo depende da organização das empresas, da busca pela qualidade que marca a concorrência do setor e do acúmulo de experiências positivas dos compradores.

A feira, a maior do mundo na área, envolve inovações do setor a uma grande exposição de produtos que vão estar no mercado, com grandes marcas nacionais e muitas empresas da região, como a Dori, Marilan e Nutri Ingredientes.

O dirigente reconhece que o avanço em tecnologia sempre pode representar a perda de alguns postos de trabalho em algumas áreas das empresas, mas provocam a abertura de novos empregos, geralmente com renda e qualificação maiores.

“Já existem modelos de lojas sem funcionário. Mas para fazer uma loja sem funcionário você precisa de um monte de gente na retaguarda, com alta qualificação. Essa é talvez a grande dificuldade de adaptação. Deixo de ter vaga com atividades mais simples substituída por função que exige muito conhecimento.”