Marília

SUS tira serviços de oftalmologia de Marília; pacientes vão viajar 65km

Paciente durante consulta do SUS em mutirão de cirurgias
Paciente durante consulta do SUS em mutirão de cirurgias

O governo do Estado vai transferir de Marília para Herculândia, a 65km de distância, parte do serviço de atendimento em oftalmologia do SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente alguns exames e procedimentos de média complexidade.

O serviço era totalmente prestado pelo Complexo Famema através de contrato terceirizado e era executado pelo IOM (Instituto dos Olhos de Marília). O complexo não tem os equipamentos para todo o atendimento e o SUS decidiu fazer um chamamento público, forma de licitação, para contratar serviços. A mudança pode ser temporária, mas sem prazo definido.

O Giro apurou que sem equipamentos a Famema nem participou do chamamento. A transferência poderia envolver qualquer centro de atendimento da região. A melhor proposta foi a de Herculândia.

A medida vai provocar o deslocamento dos pacientes de Marília e diferentes cidades atendidas pelo SUS na região. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informa que a mudança será feita “para melhor atender a população”, sem detalhes com os benefícios ou vantagens com a alteração.

Para pacientes e serviços públicos na cidade há uma complicação: transporte. Um encontro nesta quinta-feira reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da Direção Regional, que representa a Secretaria Estadual, para discutir estes detalhes.

Segundo a secretaria municipal, o serviço “está sob gestão do Estado e a cidade de Herculândia atendeu os moldes de uma licitação proposta pelo mesmo, sendo assim, a vencedora”.

Pacientes que aguardavam exames como de avaliação de cirurgias de catarata ou limpeza de lentes implantadas nestas cirurgias já começaram a ser avisados que o atendimento será feito na cidade vizinha. Estão marcados exames para até três meses à frente no calendário.

O Giro Marília apurou que alguns pacientes teriam entrado em contato com o Ministério Público estadual e também a Procuradoria da República, já que o SUS movimenta recursos federais.

Não há dados sobre número de pacientes que serão submetidos às viagens para os exames e nem a quantidade de exames e pacientes que Marília deixa de receber.

Veja abaixo as manifestações oficiais da Secretaria Municipal e da Direção regional de Saúde.

A Secretaria da Saúde de Marília informou que esse serviço (exames de oftalmologia) está sob gestão do Estado e que a cidade de Herculândia atendeu os moldes de uma licitação proposta pelo mesmo, sendo assim, a vencedora.

Em reunião hoje, com a DRS, iniciou-se a discussão de como será o fluxo (agendamento/transporte), encaminhamento para a cidade de Herculândia, já que a cidade de Herculândia deve atender outros municípios.”

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília informa que o serviço de oftalmologia do SUS de Marília será transferido para o município de Herculândia para melhor atender a população da região de Marília. Foi aberto chamamento público e nele foi constatado que a unidade está apta a realizar todos os serviços que eram ofertados anteriormente.