Marília

Tarcísio assume governo no domingo sem muitas autoridades de Marília

Tarcísio assume governo no domingo sem muitas autoridades de Marília

A posse do novo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acontece na manhã do domingo, dia 1º, e não deve atrair muitas autoridades de Marília, apesar da grande dependência política e do apoio que Tarcísio recebeu na cidade.

A assessoria do prefeito Daniel Alonso disse que ele deve passar a virada do ano com a família em Marília e não deve ir à posse. Dani Alonso, filha do prefeito eleita deputada estadual em campanha com apoio a Tarcísio, também não confirmou presença.

Atual líder do governo na Assembleia e ex-prefeito de Marília, Vinícius Camarinha também não confirmou presença. Estará na cidade com a família para a virada do ano.

Eleito pelo PSDB em apoio a Rodrigo Garcia, Vinícius declarou apoio a Tarcisio no segundo turno, mas o partido ficou fora da formação de secretariado.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza a cerimônia de posse do novo governador e vice-governador eleitos, respectivamente Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth, a partir das 9h deste domingo, dia 1º de janeiro.

O evento será transmitido ao vivo pela Rede Alesp na TV, no Youtube e nas redes sociais a partir das 8h, com todas as informações, detalhes e preparativos.

A Sessão Solene de Posse -nome oficial da cerimônia- tem previsão de durar uma hora e meia, e será conduzida pelo presidente do Parlamento paulista, deputado Carlão Pignatari. Outros parlamentares e autoridades do Estado (representantes da Justiça, das Forças Armadas, do município de São Paulo, entre outros) participarão da cerimônia, além de convidados e população.

A posse do governador pelo Legislativo estadual está prevista nos artigos 20 e 43 da Constituição Estadual, e também no artigo 28 da Constituição Federal. Ela acontece após conclusão regular das eleições pela Justiça Eleitoral e a diplomação dos vencedores. Tarcísio e Ramuth serão os 64º governador e vice-governador de São Paulo desde a formação da República, em 1889.

Veja abaixo o passo a passo da Sessão Solene de Posse:

– Governador e vice-governador são recebidos pelo presidente da Alesp na rampa do Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista, na Capital;

– Entrega da réplica do Monumento às Bandeiras, do artista plástico Victor Brecheret, ao governador e vice-governador;

– Entrevista à Rede Alesp, ao vivo;

– Abertura da Sessão Solene pelo presidente da Alesp e condução do governador e vice-governador ao Plenário pelos líderes dos partidos;

– Execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar;

– Presidente da Alesp faz pronunciamento e convida o governador e o vice-governador a prestarem compromisso constitucional;

– Presidente da Alesp declara empossados o governador e vice-governador;

– Representantes da Alesp fazem leitura do termo de posse e governador e vice-governador assinam documento na companhia de testemunhas;

– Governador empossado faz seu primeiro discurso à população paulista;

– Após o discurso, todos seguem para a área externa da Alesp, onde serão prestadas honras militares ao novo governador, com continência da tropa, passagem em revista e saudação à bandeira, e desfile da tropa;

– Encerramento da cerimônia previsto para as 10h30. Em seguida, o novo governador se dirige ao Palácio dos Bandeirantes, para recepção de autoridades, convidados e posse do secretariado.