Marília

TEMPORAL - Filas de vítimas e doações movimentam atendimento

TEMPORAL - Filas de vítimas e doações movimentam atendimento

A central de apoio às vítimas do temporal desta terça-feira em Marília registra grande movimento desde as primeiras horas da manhã desta quarta (9) com famílias em busca de roupas, móveis e ajuda para recompor suas casas.

A central reúne equipes de pelo menos três secretarias municipais. Às 9h30, tinha quatro atendentes fazendo cadastros com aproximadamente 20 moradores na espera. Duas horas depois o número de atendentes triplicou e a fila continuava crescendo.

A boa notícia é que cresceu também, movimento de entrega de roupas e material de suporte. Um supermercado da zona norte procurou a organização dos serviços para anunciar a entrega de alguns alimentos, que deve ser feita à tarde. Doações de roupas, colchões, alimentos e água mineral podem ser encaminhadas diretamente para o ginásio.

A Defesa Civil deixou o Ginásio pronto para abrigar famílias que não consigam suporte de vizinhos e familiares ou que passem a ter problemas em caso de novas chuvas. Colchões estão empilhados nas arquibancadas do Ginásio prontos para receber as famílias.

Um dos símbolos da tragédia, Camila, mãe de quatro filhos, passou pelo atendimento. Ela teve desabamento, escapou com as crianças abrigando-se no banheiro e foi a única ferida, atingida por destroços na testa. Com curativo, deixou três filhos na escola e foi com um bebê procurar apoio na central, especialmente fraldas.

Segundo a coordenação da Defesa Civil em Marília, há diferentes equipes percorrendo todos os bairros para identificar as situações de maio risco e os principais problemas. Ainda hoje começam a ser elaborados os laudos de danos e riscos. Há diferentes documentos a produzir.

A Prefeitura decretou estado de emergência na cidade e deve produzir um documento a ser enviado ao Governo do estado com informações sobre os prejuízos e situações de risco para ser o desastre de Marília ser enquadrado em emergência estadual e receber maior suporte.

Moradores dos núcleos populares atingidos aguardam também laudos sobre os estragos para eventuais pedidos de seguros ou recursos especiais do governo federal, especialmente da Caixa, principal financiadora das habitações.

Além do atendimento de emergência, os moradores buscam informações sobre falta de água e energia. A queda de postes e rede elétrica paralisou serviços de distribuição de água, especialmente na Estação de Tratamento que recebe água do rio do Peixe. A previsão do Daem é normalizar o serviço ainda hoje.