Quem não é usuário da Threads, a mais nova ferramenta de comunicação do grupo Meta Plataform, lançada oficialmente dia 05 de julho de 2023, deve se perguntar ao entrar em um perfil de usuário do Instagram, o porquê do atalho e para que, de fato, serve essa ferramenta.
Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, os funcionários da Meta já haviam pensado em como o grupo poderia concorrer nesse segmento e planejavam uma extensão do Instagram, que se chamaria Instagram Note, mas preferiram seguir em uma nova plataforma.
A Ferramenta Threads é uma nova forma de se comunicar através de mensagens e informações. Ela permite que os usuários criem narrativas, escrevam entrevistas, comentem assuntos relacionados ao que está acontecendo no mundo e expressem suas opiniões aos seus seguidores, ou seja, bem de encontro com a proposta do antigo Twitter, atual “X”.
É esperado que o Threads e o Instagram mantenham-se interligados, assim, as contas compartilharão o mesmo nome e foto dos usuários, podendo ser alterados apenas na conta do Instagram.
Outro ponto é que a ferramenta permite que os usuários transfiram seus contatos que estão no Instagram para a Ferramenta Threads, fazendo com que o ciclo engajado também se conecte na nova ferramenta.
A verdade é que pouco se sabe sobre ela e quais serão seus planos futuros e melhorias, visto que, ainda não caiu no “gosto popular”.
Observou-se que a pouco mais de 2 meses de seu lançamento, os usuários casuais do Instagram ainda não aderiram a ferramenta ou os que estão com contas criadas, pouco interagem.
As celebridades e políticos são os que mais buscam o engajamento com a plataforma, entretanto está longe do que se esperava em relação ao hype criado na primeira semana de lançamento.
Nos dias atuais o que mais buscamos é nos comunicar, expressar nossas opiniões, ficar bem informados, e saber o que nossos influenciadores estão dizendo ou agindo, e a Threads é uma forma de colocar em prática tudo isso.
O que realmente irá ditar o futuro da ferramenta é como o grupo Meta irá trabalhar a comunicação sobre ela, pois eles sabem muito bem criar esse engajamento com os usuários considerando que a marca possui três grandes cases que são: Facebook, Instagram e Whatsapp e acredita-se que logo irão realizar uma campanha de marketing, para que o número de usuários e interações aumentem, fazendo com que a Threads se torne uma concorrente de peso ao Twitter “X”.