Marília

Trânsito muda na Vicente Ferreira; motorista ainda enfrenta duvidas

Alça ao lado da rua Goiás é ponto crítico
Alça ao lado da rua Goiás é ponto crítico

A nova regulamentação de trânsito da zona leste entrou em vigor neste domingo com tráfego tranqüilo apesar das dúvidas e erros de uns poucos motoristas e algumas obras inacabadas. A partir de amanhã (19), as avenidas Vicente Ferreira e Ipiranga, que tiveram mudanças em mão de trânsito e sinalização, devem receber equipes de apoio do GAOC para suporte aos motoristas.

A mudança atende um projeto histórico e torna a avenida mão única entre o Estádio Bento de Abreu e a Santa Casa. O retorno será feito pela rua 21 de Abril, que passa a ser mão única no centro bairro-centro. A Ipiranga muda e ganha duas faixas separadas por divisor para distribuir trânsito do centro e do Terminal Rodoviária para as zonas sul e leste.

Há pelo menos três trechos em que esse apoio fez falta no domingo: o acesso da rua Ipiranga à rotatória da Emdurb; a rotatória da Vicente Ferreira junto à ruas Goiás/Thomaz Gonzaga e o encontro da Vicente Ferreira com a rua Itu.

Nestes três pontos houve mais dúvidas e infrações, inclusive com motoristas na contramão. A rotatória da Goiás/Thomas Gonzaga acabou ganhando apoio do GAOC ontem mesmo. É ponto crítico. O local reúne trânsito de pelo menos quatro direções diferentes.

As mudanças ainda dependem de finalização de obras, como mudanças em calçadas e guias, mudanças em alças de acesso que eram usadas para entrar na Vicente Ferreira e obras físicas para redirecionar o tráfego da rua Ipiranga, onde cones estão sendo usados. Não há prazos estabelecidos para fim das obras.

Além disso, a rua 21 de abril deveria tornar-se mão única até a rua dos Bancários. Esta mudança foi adiada para estudos sobre o impacto do tráfego na região. A alteração deixou ainda um ponto duvidoso: ambulâncias vindas da zona leste – como Aeroporto – perderam agilidade, terão de usar rua mais estreira, com valetas e andar pelo menos três quadras a mais para entrar no Pronto Socorro da Santa Casa.

Relembre as mudanças:

– Vicente Ferreira tem mão única do Abreuzão à Santa Casa. Permite conversão à esquerda que não tinha, como acesso para rua Rio Grande do Sul. No sentido contrário a opção é a 21 de Abril

– rua Ipiranga terá duas pistas com mesmo sentido, separadas por divisor de concreto. A pista um, da direita, será exclusiva para zona sul, Tiradentes e Fragata. A pista 2, da esquerda, será exclusiva para acesso à Esmeraldas e à rotatória da Emdurb e retorno pela Pedro de Tolego.

PONTOS DE RISCO

– Para quem segue pela Vicente Ferreira em direção à Santa Casa, o problema é uma alça de trânsito à direita antes da rua Goiás. Era usada apenas quando a avenida tinha mão dupla e permitia seguir pela Vicente Ferreira depois da rotatoria. Não é mais permitido. Ficou um trecho morto, inútil, mas aberto ao trânsito. São cinco metros de pista que viraram contramão para todos os lados e precisam ser fechados, como calçada ou ilha com trânsito proibido.

– A mesma rotatória ficou confusa para quem chega pela Goiás ou Rio Claro em direção ao Maria Izabel ou aos circos e parques que ficam instalados em terreno ao lado. A sinalização mal feita criou dúvidas sobre permissão de acesso. O motorista ainda pode fazer parte da rotatória e seguir reto para entrar no Maria Izabel;

– Também faltou placa no encontro da Itu com a avenida. Alguns motoristas esquecidos ou mal informados acabaram entrando na contramão da Vicente Ferreira;

– Na contramão, ambulâncias que chegam do Aeroporto e toda zona leste terão mais dificuldade para acesso à Santa Casa.

– Obras inacabas também no encontro da Ipiranga com a rotatoria da Emdurb.