O impasse entre a empresa de transporte Grande Marília e a Prefeitura de Marília deve durar pelo menos mais dez dias. A empresa distribuiu nota nesta sexta-feira para informação que após encontro na prefeitura a decisão final sobre as atividades na cidade ficou para o dia 22 de junho.
Segundo a nota, hoje foi feita mais uma reunião em que as duas partes apresentaram suas condições e foi marcado o próximo encontro, quando deve acontecer o que a Grande Marília chamou de “nova e definitiva reunião”.
A crise entre a empresa e a prefeitura começou quando a empresa passou a alterar trajetos de linhas e prejudicar usuários depois que foi negado um novo pedido de reajuste das tarifas – o último aumento foi aprovado em dezembro de 2014, entrou em vigor neste ano.
As duas medidas foram apontadas pela empresa como alternativas para resolver um “desequilíbrio econômico-financeiro”. Outras alternativas apresentadas foram possibilidade de isenção fiscal e possibilidade de cortar cobradores e trabalhar apenas com motoristas multifunções para reduzir custos.
Sem acordo nestas áreas, a empresa chegou a ameaçar paralisação dos serviços e consequente demissão de todos os trabalhadores, inclusive com risco de deixar a cidade sem pagar qualquer benefício aos empregados.
A empresa acusa a prefeitura de não cumprir o contrato firmado para prestação de serviços. A empresa é um braço da Grande Bauru, com sede na cidade vizinha, e assumiu controle das linhas nas regiões norte e leste de Marília em processo para substituir a empresa Circular.
Veja a íntegra da nota da Grande Marília:
“A Grande Marília informa que se reuniu no começo da tarde desta sexta-feira, dia 12 de junho, com o prefeito Vinícius Camarinha, no gabinete da Prefeitura, para discutir uma solução para o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. No encontro foram colocadas as considerações da empresa e as colocações da Prefeitura para que, em uma nova e definitiva reunião, agendada para a segunda-feira do dia 22 de junho, possa ocorrer um acordo amigável para a viabilidade do contrato e continuidade do serviço no município. Até esta próxima data a empresa irá manter o atendimento normal oferecido às regiões Norte e Leste de Marília.”