Marília

Tratamento a queimados suspende novos casos em impasse com cidade e Estado

Tratamento a queimados suspende novos casos em impasse com cidade e Estado

A Unidade de Tratamento de Queimados, UTQ, um serviço com 50 anos de história na Santa Casa de Marília, anunciou suspensão de novos atendimentos em impasse sobre os valores a serem repassados pelo governo do Estado e pela prefeitura para manutenção das oito vagas.

O atendimento é destaque especialmente em procedimentos de pediatria nas internações de longo prazo que envolvem equipe multidisciplinar e muitas atividades. E segundo o hospital, a conta não veja sem correção de valores.

“Assim como outros serviços SUS, a unidade sofre muito financeiramente com a falta de correção da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde e neste momento, em virtude de dificuldade na composição da equipe médica para seguir na assistência aos pacientes queimados, os gestores estadual e municipal foram notificados da suspensão dos atendimentos de novos casos, até que se resolva a impossibilidade técnica de cumprimento dos serviços da UTQ”, diz um comunicado da Santa Casa.

É um impasse que envolve gestão no município e invade a disputa de lideranças políticas centradas pela saúde e relações com o governo do Estado. Enquanto os embates focaram no complexo HC e na paternidade de repasses a novos serviços, a UTQ caminhava para a suspensão.

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu a notificação e informou que o atendimento a queimados é um serviço de organização Estadual. “Já o município dispõe de um serviço ambulatorial de atendimento a queimaduras de pequena extensão, que é feito na Policlínica da Zona Oeste.”

Ainda segundo a prefeitura, mesmo com o anúncio a cidade vai manter os repasses e anunciou “negociação com a DRS (Direção Regional de Saúde) e com o próprio prestador”.

O repasse mensal é feito via Fundo Municipal de Saúde no valor total de R$ 47.808,33 de recursos encaminhados pelo governo federal.

A UTQ é estruturada para receber pacientes com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Conta com sala cirúrgica t para a procedimentos como enxertos de pele.

O atendimento completo envolve cirurgião plástico, intensivista e pediatra, profissionais de enfermagem e os serviços gerais de suporte do hospital, como Fisioterapia Motora, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Comissão de Cuidados com a Pele, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social.

A UTQ da Santa Casa de Marília conta com oito leitos, sendo cinco adultos e três pediátricos.

As internações na UTQ da Santa Casa têm a coordenação da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Leitos de Serviços Saúde), ligada à Secretaria Estadual da Saúde.