Marília

Tribunal cassa liminar e libera concessão da rodovia SP-333

Tribunal cassa liminar e libera concessão da rodovia SP-333

O Tribunal Regional Federal em São Paulo cassou liminar concedida pela Justiça de Marília e liberou a abertura dos envelopes para a licitação internacional programada para esta quarta-feira em São Paulo que vai definir a concessão da rodovia SP-333 para a iniciativa privada.

A decisão foi tomada horas depois de o juiz Fernando David Fonseca, da 3ª Vara Federal em Marília, suspender o processo para evitar danos maiores em uma licitação que pode provocar cobrança injusta de tarifas no pedágio. O pedido de suspensão da licitação partiu do Ministério Público Federal.

A decisão do Tribunal foi divulgada por volta de 22h desta terça pela assessoria de comunicação da Artesp, a agência reguladora de serviços de transportes no Estado, responsável pelo processo de concessão.

O site oficial do Tribunal confirma a cassação da liminar mas sem detalhes sobre a decisão, tomada já na noite de hoje, poucas horas antes da abertura dos envelopes.

Além de cassar a liminar, a presidente do TRF3 determinou envio de ofício com urgência para comunicar o juiz de Marília siobre a decisão

A licitação está marcada para às 9h, na BM&FBOVESPA, com a revelação dos envelopes com as garantias de proposta dos licitantes. A concorrência deve incluir grupos estrangeiros na disputa pela exploração para a rodovia.

A liminar de Marília foi concedida porque uma das praças de pedágio projetadas para a rodovia será instalada a 600m do trevo de acesso à rodovia federal BR-153.

Com isso, motoristas da região que usam a rodovia estadual apenas para chegar à federal terão de pagar pedágio por um trecho de pouco mais de 20km, com mesmo valor de quem precisa usar trechos maiores da rodovia.

A concessão da rodovia integra o lote Centro Oeste Paulista, que cruza o Estado de São Paulo desde a divisa com o Paraná, em Florínea, até a divisa com Minas Gerais, em Igarapava.

O leilão inaugura o quarto lote do Programa de Concessões de rodovias do Estado de São Paulo. O projeto envolve a concessão de 570 quilômetros de rodovias e prevê investimento de R$ 3,9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, sendo R$ 2,1 bi já nos primeiros oito anos.

A disputa se dará pela maior oferta de outorga, sendo o valor mínimo R$ 397,2 milhões relativo à primeira parcela da outorga.

A sessão pública de abertura das propostas de preço se dará na BM&FBOVESPA, em data a ser oportunamente divulgada, após concluída a análise das garantias de proposta apresentadas pelos concorrentes, seguindo o rito legal da licitação.