Marília

Trote solidário da Unimar vai beneficiar cinco entidades

Trote solidário da Unimar vai beneficiar cinco entidades

A Unimar (Universidade de Marília) promove no sábado (19) o Trote Solidário 2016, que vai integrar alunos veteranos e calouros sem qualquer violência ou humilhação e beneficiar ao menos cinco instituições assistenciais da cidade. Alunos interessados em participar devem procurar as secretarias de seus cursos.

De acordo com a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, um questionário foi enviado às entidades em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Marília para definir ações de atendimento.

“Por conta das aulas, o Trote precisa ser realizado em um sábado. As Instituições que não conseguem receber a ação neste dia serão posteriormente visitadas pelos alunos”, explica.

O Centro Comunitário São Judas Tadeu receberá os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis que irão desenvolver atividades jurídicas e orçamentárias com as famílias, além dos cursos de Engenharia Agronômica e Arquitetura que farão reparos estruturais.

O curso de Educação Física será responsável pela recreação com as crianças, enquanto a Biomedicina e Farmácia farão conscientização sobre a dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

No Esquadrão da Vida, os cursos de Engenharias, Manutenção Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas farão reparos estruturais e nos equipamentos.  Ao todo, serão visitados dois abrigos de idosos: Casa do Caminho e Lar São Vicente de Paula.

Nesses espaços se dividirão em atividades os cursos de Direito, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Recursos Humanos, Enfermagem, Pedagogia e Medicina Veterinária. O Hospital Beneficente Unimar também receberá o Trote Solidário com o curso de Odontologia realizando triagem na ala do Sistema Único de Saúde.

Para Fernanda, a realização do Trote é, sem dúvida, uma das principais atividades da Universidade no ano. “É muito gratificante mobilizar alunos, docentes e colaboradores em atividades sociais como essa. Além de eliminar o trote comum que é horrível, nós ainda preparamos momentos incríveis para quem precisa de calor humano e somos enriquecidos com as mais diversas experiências”, finaliza.

As inscrições para o Trote e a doação de fraldas geriátricas, alimentos e materiais de limpeza e higiene foram feitas na Secretaria de cada Bloco. Os alunos, veteranos e calouros, que participarem terão certificado e com certeza uma das melhores experiências de vida.