Marília

"Turma do Bem" reúne 80 dentistas, atende 220 crianças de graça e quer fazer mais

"Turma do Bem" reúne 80 dentistas, atende 220 crianças de graça e quer fazer mais

Um dos maiores programas de saúde bucal com iniciativas privadas para atender crianças e adolescentes de baixa renda mostra muita força em Marília, já tem 80 profissionais cadastrados e atende 220 pacientes. O programa é oferecido a pacientes idades entre 11 e 17 anos, período em que é formada a dentição permanente. 

Sem nenhum custo para as famílias, o projeto está tão desenvolvido na região que rendeu à coordenadora, a dentista Ana Carolina Massaro, 43, o título de “melhor dentista do mundo” em evento realizado em novembro.

O encontro reuniu 500 profissionais de 12 países ligados à ONG Turma do Bem, uma instituição com atuação internacional responsável por uma proposta que integra iniciativa privada, serviços públicos de educação e assistência social e proteção a comunidades de baixa renda ou na linha da miséria.

Para ser atendida, a criança precisa estar regularmente inscrita e frequentando uma instituição pública de atendimento. Em Marília, o programa já visitou todas as unidades da Casa do Pequeno Cidadão, o Cacam e escolas de bairros populares.

Todo o atendimento é custeado pelos próprios dentistas e os profissionais estabelecem quantos pacientes poderão atender. “Temos dentistas com dez pacientes”, conta Ana Carolina Massaro. O atendimento envolve prevenção, correção de problemas, orientação e acompanhamento até os 18 anos.

O trabalho já vai muito além dos consultórios e começa a influenciar políticas e serviços públicos de saúde, como fornecer transportes para que pacientes nos distritos ou bairros mais afastados consigam chegar aos profissionais.

Formada pela Universidade de Marília com especialização em implantodontia, Ana Carolina diz que o programa coleciona casos impactantes de atendimento mas lembra com carinho de uma paciente de 15 anos, que chegou ao consultório com vergonha de sorrir. No último atendimento agradeceu com um longo abraço, “uns cinco minutos” e foi a primeira a ligar para cumprimentar no dia do Dentista.



Além de atrair profissionais, a coordenadora conta com apoio em casa, muito incentivo da filha, de 19 anos, e segue estimulada pelos bons resultados das campanhas pela saúde bucal. Um dos principais avanços é a distribuição de kits de higiene bucal na rede pública de saúde.



Os kits devem passar a integrar também cestas básicas entregues a famílias em situação de vulnerabilidade, em medida que vai atender pelo menos 600 famílias na cidade.

ONG

Em todo o mundo a ONG representa 15 mil dentistas. O encontro dos profissionais , batizado como Sorriso do Bem, aconteceu em São Bento do Sapucaí e além de escolher Ana Carolina como a “melhor do mundo”, reconheceu o trabalho de outros quatro coordenadores:  Eric Franco – Brasília/DF, Rafaela Nazaré – Denise/MT, Vanessa Leal – Vitória/ES e Osvaldo Magro FIlho – Araçatuba/SP.

A manutenção do atendimento pode ter apoio de novos dentistas, que podem atender quantos pacientes quiserem, e da comunidade, que pode ajudar a financiar os tratamentos e a própria atuação da ONG.

“O custo dos materiais, procedimentos e serviços é todo bancado pelos dentistas, mas a ONG tem uma grande estrutura para coordenar o projeto, envolve funcionários, muitas atividades”, explica a coordenadora.

Profissionais voluntários e colaboradores podem saber mais pelo site da ONG (www.turmadobem.org.br) ou em contato com a coordenadora pelo email [email protected].