A TV Sol, canal de televisão transmitido por TV a cabo em Marília, encerrou suas atividades nesta quinta-feira quase cinco anos após sua criação e três anos depois de ser transferida para grupo de apoio ao prefeito Daniel Alonso.
O canal já enfrentava dificldades e desde o começo do ano havia restringido sua abrangência com fim das transmisões pela Net. As transmissões usavam apenas o sistema da Life.
A queda na visibilidade também provocou redução na oferta de programas do canal, que chegou a abrigar apresentadores conhecidos por atuação em outras emissoras de tv a cabo e sinal aberto na região e ainda mantinha alguns nomes conhecidos na cidade, como do radialista Ozzy Yssor e do empresário Théo Carvalho.
Criada como TV Zan, pelo empresário e produtor Jurandir Zangaro, que já carregava experiência de gestão e produção para TV, o canal foi transferdo para o grupo do prefeito em 2015.
Passou a usar o nome de TV Sol, acompanhando a marca das empresas de Daniel Alonso, que na época era pré-candidato. Em 2018 adotou a sigla TVS.
O encerramento das transmissões acompanha outras perdas de espaços usados para valorizar a administração.
Em 2017 o grupo do prefeito já havia perdido um grande espaço de transmissões pelas rádios Clube AM e Itaipu FM em um contrato de compra de espaços publicitários que foi denunciado como arrendamento indireto e chegou a provocar ordem judicial para suspensão das transmissões das emissoras.
O Giro Marília não conseguiu contato com os administradores da TV Sol para falar sobre o fim das transmissões.