A aproximação de uma nova frente fria a partir da sexta-feira vai provocar queda acentuada de temperaturas e a última semana de agosto deve começar com frio em Marília e cidades vizinhas.
A projeção de queda brusca é destaca pela mudança acima de 5º entre as temperaturas a serem registradas na comparação com as condições atuais de tempo. A cidade está em alerta para baixa umidade e onda de calor e teve mudança significativa;
O Inmet (Instituto Nacional de meteorologia), indica que a mínima deve passar dos 18º previstos para sexta e sábado para 10º no domingo. A Plataforma Climatempo aposta em mínimas ainda mais baixas, de até 7 graus, na segunda-feira.
A segunda e terça-feira também devem ter dias mais frios, com recuperação do calor a partir da quarta-feira.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru aponta que a frente fria traz instabilidades e aumento da nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas na cidade e região.
“Na retaguarda da frente fria, a entrada do sistema de alta pressão pós-frontal, com forte massa de ar frio, causará acentuado declínio nas temperaturas a partir do domingo e que deve persistir, pelo menos, até a metade da próxima semana.”
A Climatempo aponta que a frente fria tem características continentais e está associada ao ciclone extratropical que, embora não passe diretamente sobre o território brasileiro, causará impactos consideráveis.