Marília

Unesp de Marília terá poço e caminha para ser 100% autossustentável

Unesp de Marília terá poço e caminha para ser 100% autossustentável

A Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília iniciou perfuração de um poço artesiano com previsão de 280 metros de profundidade e vazão 5.000 litros de água por hora.

A obra integra o Programa de Sustentabilidade e Meio Ambiente, que visa tornar a Unesp de Marília a primeira Unidade Universitária 100% autossustentável.  

A obra é pleiteada há décadas – primeiro pedido registrado em 1994 – e a perfuração foi contratada com processo de licitação e previsão de três meses de obra.

Será instalado um reservatório com capacidade de 100 mil litros de água, suficiente para suprir toda a demanda da Faculdade sem a necessidade de utilização de abastecimento público.

A diretora geral da Unesp de Marília, Claudia Mosca Giroto, agradeceu a todos os envolvidos.

“Há décadas se planejava uma construção deste porte, a fim de minimizar os problemas que, eventualmente, ocorrem com a falta de abastecimento de água nesta região, além da economicidade com recursos de custeio que certamente serão revertidos para outras melhorias necessárias, particularmente às de natureza acadêmico-científicas”, disse.

A diretora também destacou o trabalho desempenhado por toda equipe gestora. “É uma conquista de todos.”

A vice-diretora, Ana Claudia Vieira Cardoso, destacou meta de tornar o campus de Marília uma referência em sustentabilidade.

“Já contamos com rede própria de tratamento de esgoto e a adição do poço artesiano a este Programa nos aproxima, cada vez mais, dessa meta. Pretendemos completar este programa com a instalação de energia fotovoltaica, cujo projeto já reivindicamos junto à Reitoria.”