A Unesp de Marília promove nos dias 11 e 12 deste mês a primeira semana Acadêmica Africana, que vai divulgar informações sobre a importância das relações do Brasil com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e divulgar as influências culturais afro no país.
O evento terá participações muito especiais, como a embaixadora extraordinária da República da Guiné-Bissau no Brasil, Eugénia Pereira Saldanha Araújo, e o embaixador da República da Angola no Brasil, Nelson Cosme. As palestras começam às 9h e a entrada é frranca.
Além das palestras e debates, o evento envolve desfile de moda afro, capoeira Angola e oficinas do turbante, gastronomia e literatura africanas, além de uma mostra fotográfica permanente que tratará sobre empoderamento e racismo.
À noite, haverá uma mesa composta por intercambistas africanos da Unesp em Araraquara e Marília, onde cada um irá expor seu ponto de vista sobre as relações “África-Brasil”.
O tradutor e mediador dos imigrantes haitianos e africanos no Brasil, Adama Konati, falará sobre questões de migração. Em sequência, o Prof. Dr, Juarez Xavier, da Unesp de Bauru, tratará do racismo no Brasil. No período da tarde, haverá a exposição de trabalhos acadêmicos.
O evento se encerrará com a mesa “A Questão Afro-Brasileira – História, racismo e sistema de cotas”, com a participação dos professores Marina Mendonça (UNIFESP), Paulo Teixeira (Unesp de Marília), Maria Valéria (Unesp de Marília) e Rosângela Vieira (Unesp de Marília).
A organização envolve o Cari (Centro Acadêmico de Relações Internacionais) “Diplomata Sérgio Vieira de Mello”, os departamentos de Ciências Políticas e Econômicas, Sociologia e Antropologia (DSA), o Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE) e Coordenadoria para Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Juventude e Cidadania da Prefeitura de Marília.