O reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, 75, recebeu na noite desta sexta-feira na Câmara de Marília o Título de Mérito Cívico em homenagem aos 60 anos da mantenedora da instituição e com o Legislativo lotado anunciou projetos de crescimento que incluem a implantação de um hospital de oncologia junto ao Hospital Universitário.
A homenagem reuniu autoridades, familiares do reitor, professores e lideranças comunitárias ligadas à universidade em Marília e região. Márcio Mesquita Serva disse que o reconhecimento e a história de sucesso da Unimar são resultados do trabalho de todos e disse que a universidade vai seguir com trabalho à disposição do crescimento da cidade.
“A Unimar foi feita com muito carinho, muita dedicação, trabalhando muito, pagando muitos juros. É fruto do trabalho dos senhores que estão aqui. E não terminou. A construção da Universidade não termina nunca e é por isso que cobramos cada vez mais dos alunos, dos professores, sabemos que todos têm mais a dar”, afirmou.
Márcio Serva agradeceu à esposa, Regina Losasso Serva, “fizemos tudo a quatro mãos”, r não estabeleceu prazos para a instalação da oncologia, mas disse que já fez inclusive visitas a outros centros de atendimento na área, como o hospital do câncer de Barretos.
“Vamos fazer a nova torre e vamos fazer o Hospital de Oncologia em Marília”, disse o reitor em discurso direcionado à filha, Márcia Mesquita Serva Reis, diretora da Associação Beneficente Hospital Universitário.
Márcio Serva elogiou ainda o trabalho da filha Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Social, no atendimento e integração com a comunidade e disse que este trabalho não vai parar.
Também anunciou ao prefeito eleito, Daniel Alonso, que a universidade segue ao lado da prefeitura, prestando os serviços que sempre prestou ao lado do poder público, e enalteceu o trabalho do prefeito Vinícius camarinha na área da saúde e gestão. “A cidade é maravilhosa, tem saúde, educação. Tem uns buraquinhos nas ruas, mas todas as cidades têm.”
Fernanda Mesquita Serva, Regina Serva, Márcio Mesquita Serva, Márcia Mesquita Serva, Júlio César e Carlos Reis – Alê Custódio
HISTÓRIA
A Associação de Ensino de Marília, instituição mantenedora da Unimar, nasceu em 1956 com curso de Ciências Econômicas. Márcio Mesquita Serva foi secretário, dirigente e sócio da Associação ate assumir seu controle. E à frente da instituição promoveu desenvolvimento.
Criou na década de 70 as Faculdades Integradas de Marília e a expansão, com desenvolvimento de cursos em todas as áreas de conhecimento.
Em 1985 deu início ao processo de transformação em universidade, que foi reconhecida pelo MEC em abril de 1988. Cursos na área da saúde, como fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, ganharam ainda maior incentivo com a criação dos cursos de medicina e enfermagem.
A Unimar oferece por ano quase 400 mil procedimentos de atendimento à comunidade no campus. Com 250 mil metros quadrados de área construída, agregou ainda áreas como o hospital, o hospital veterinário, fazendas experimentais em quase 400 hectares.
Câmara de Marília ficou lotada para a homenagem ao reitor e à universidade – Alê Custódio
HOMENAGENS
Vinícius Camarinha, que discursou antes, já havia agradecido ao reitor pelo apoio. “A Unimar faz muito mais que educação e saúde. É uma cidade, que sempre esteve ao lado do poder público.”
O vereador Sílvio Harada, autor do requerimento que provocou a homenagem – com votação unânime na Câmara, também destacou a importância da Unimar para o desenvolvimento da cidade.
Depoimentos dos vereadores Wilson Damasceno e Herval Rosa Seabra elogiaram a importância da universidade para a cidade.