Primeira turma

Unimar abre inscrições para Doutorado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação

Unimar abre inscrições para Doutorado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação
Unimar abre inscrições para Doutorado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação

Marília - A Universidade de Marília (Unimar) abre inscrições ao primeiro processo seletivo para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação (PPGIS).

Aprovado pela CAPES no final de 2024, o programa representa mais um passo rumo à excelência acadêmica e científica da Instituição. As inscrições ficam disponíveis até o dia 15 de abril, e o início das aulas deve ocorrer dia em para o dia 24 do mesmo mês.

Para a Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, o lançamento do novo doutorado representa mais uma grande conquista.

“Este novo curso é resultado de anos de dedicação, pesquisa e compromisso com a qualidade acadêmica. A Unimar reafirma seu papel como polo de produção de conhecimento de alto nível, com foco na inovação, inclusão e impacto social”, destaca.

O curso de Doutorado atende profissionais que possuem o título de mestre em cursos das áreas da saúde, ciências biológicas ou correlatas, os quais desejam aprofundar os estudos e atuar com protagonismo na reabilitação e na produção científica de base interdisciplinar.

A área de concentração é “Bases Estruturais e Funcionais da Reabilitação”, com duas linhas de pesquisa: “Reabilitação do Sistema Estomatognático” e “Arquitetura, estrutura e suas relações com a reabilitação funcional”.

De acordo com o coordenador do programa, Prof. Dr. Adriano Cressoni Araujo, o curso tem foco no desenvolvimento humano, científico e social.

“Nosso compromisso é formar doutores capazes de atuar de maneira crítica, criativa e integrada. Vamos além da pesquisa técnica, queremos formar profissionais que gerem impacto real na vida das pessoas, conectando ciência e cidadania”, conta.

Aulas e estrutura curricular

As aulas serão presenciais e ocorrerão quinzenalmente, com encontros às quintas-feiras à noite, nas tardes e noites de sexta-feira, e aos sábados pela manhã e à tarde.

Essa organização busca oferecer maior flexibilidade e acessibilidade aos doutorandos. O curso prevê duração de 48 meses e pode se estender caso haja justificativa.

A formação contempla disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares, participação em projetos institucionais como o “Amor de Criança” e o CENID (Centro Interdisciplinar em Diabetes), além de orientações voltadas à docência e produção científica.

Como se inscrever

As inscrições devem ser online até o dia 15 de abril, pelo link: https://portal.unimar.br/ineventos/index.php?evento=755.

O processo seletivo ocorre no dia 16 de abril, com uma prova escrita às 9h e entrevistas a partir das 14h, no campus da Unimar. Os candidatos também terão o currículo avaliado com base em critérios técnicos e científicos.

Serão dez vagas, sendo 5 para cada linha de pesquisa. Há também 20% das vagas reservadas a ações afirmativas, conforme diretrizes institucionais. Os dois candidatos mais bem classificados no processo seletivo receberão bolsas de 50% sobre o valor da mensalidade.

O investimento inicial mensal é de R$ 2.928,75, com reajuste anual pelo IGPM/FGV e desconto de 5% para ex-alunos da Unimar. Mais informações sobre o edital completo e as linhas de pesquisa estão disponíveis no site oficial: https://ppgis.unimar.br

Com esse novo doutorado, a Unimar amplia sua contribuição para o cenário nacional da pós-graduação e reforça seu compromisso com a formação de profissionais éticos, comprometidos com a transformação social e com a excelência acadêmica.