O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) e o Colégio Compacto desenvolveram o podcast educacional “Química no ar”, que tem como objetivo disponibilizar aulas para complementar o processo de aprendizagem dos alunos que estão no ensino médio, principalmente aqueles que estão em preparação para o vestibular e ENEM.
Segundo o professor de química do Colégio Compacto, Antônio Carlos Duarte Camacho, o podcast surge para apoiar os alunos nos estudos. “A ideia deste projeto surgiu, neste momento de pandemia, em que os alunos estão afastados da escola por mais de um ano, para contribuir com o aprendizado, uma vez que houve perdas significativas na aprendizagem. Como os nossos alunos são digitais, da era da imagem e áudio, eu pensei em unir esta tecnologia com a aprendizagem em química e transformar o podcast em mais uma importante ferramenta educacional”, conta.
O Podcast “Química no ar” foi idealizado pelo Professor Camacho e está sendo desenvolvido pelos alunos do Colégio Compacto, juntamente com os acadêmicos do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda, responsáveis pela adaptação do conteúdo para a linguagem sonora e a produção dos roteiros.
De acordo com a docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Maria Inês Godinho, além das aulas de química, os acadêmicos estão criando conteúdos com dicas de como ingressar em uma Universidade. “Nosso objetivo também é criar podcasts sobre o SISU, Prouni e Enem. Isso porque, muitos alunos do ensino médio não têm conhecimento sobre outras maneiras de entrar na Universidade particular, que não seja o vestibular, acontecendo às vezes, de perderem oportunidades de cursar uma graduação”, esclarece.
O Podcast é uma tendência para a divulgação de conteúdo, porque é um material entregue no formato de áudio, muito semelhante a um programa de rádio, mas que fica disponível para ser escutado quando e onde quiser, levando informação, educação e entretenimento. O curso de Publicidade e Propaganda, alinhado com os novos formatos de comunicação, trás este projeto para o mundo educacional.
Ainda segundo Inês, o podcast “Químicas no ar”, além de contribuir com a aprendizagem dos alunos do ensino médio, vai complementar a formação dos acadêmicos da graduação. “Para os nossos alunos é muito importante participar destes projetos, uma vez que é importante campo de estágio, já que são eles os responsáveis pela produção das matérias para um cliente, que neste caso é o Colégio, aprendendo a criar conteúdos em cima de uma necessidade, adaptando para o formato e o público alvo. Ou seja, estarão aprendendo com a prática”, complementa.
Uma das acadêmicas participantes do podcast, a Bianca Oliveira dos Santos, conta como está sendo participar do projeto. “É uma maneira muito sensacional de ligar as matérias que estamos aprendendo com a prática, além da importância de poder ajudar os alunos do Ensino Médio com as matérias, utilizando desta plataforma que é inovadora. Está sendo incrível, estou amando tudo o que estamos vivenciando no curso e acredito que vai agregar em muito, tanto para mim, quanto para os alunos do ensino médio do Colégio Compacto”, ressalta.