Marília - A Unimar e o HBU (Hospital Beneficente Unimar) firmam uma parceria inovadora e vão desenvolver medicamentos e tratamentos de saúde em projeto com grande rede de farmácias e laboratório.
Vão atuar no projeto em conjunto com a Farma Conde e o Laboratório MCG, além do apoio da Prefeitura de Marília. O encontro para celebrar o convênio trouxe dirigentes das marcas e até da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a cidade.
A colaboração une a excelência acadêmica e a infraestrutura avançada da Instituição de Ensino, com a expertise da rede farmacêutica e do laboratório. E terá suporte do setor público, beneficiando toda a população.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, destacou a importância dessa união que aponta como símbolo da integração entre academia, indústria e setor público.
Acreditamos que o conhecimento gerado dentro da Universidade só tem valor real quando impacta positivamente a vida das pessoas. Com essa aliança, reforçamos nosso compromisso com a ciência, a inovação e o bem-estar da sociedade
Márcio Mesquita Serva, reitor da Unimar
A parceria tem como objetivos principais o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos, a realização de testes e validação de medicamentos já existentes.
Vai promover ainda pesquisas sobre doenças negligenciadas e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
E, além disso, prevê a capacitação de estudantes e pesquisadores para atuar em projetos de alta relevância científica.
Unimar e HBU vão desenvolver medicamentos
A Unimar disponibiliza instalações e estruturas da Unimar para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, com mobilidade acadêmica aos alunos e professores da instituição.
A Superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Márcia Mesquita Serva Reis, expressou entusiasmo com a nova parceria.
Estamos muito atentos às necessidades dinâmicas da saúde e acreditamos que, por meio desta colaboração com a Farma Conde e o Laboratório MCG, impulsionaremos soluções inovadoras para o setor
Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do HBU
Márcia Serva Reis agradeceu ao prefeito Vinícius Camarinha por apresentar o complexo HBU a este grande grupo. “Estamos confiantes de que desta união surgirá novos projetos e soluções eficazes para a comunidade.”
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou a relevância da parceria para o avanço acadêmico e social.
Hoje foi um dia memorável para a Universidade de Marília, que reafirma seu compromisso com a excelência em pesquisa. Essa parceria impacta diretamente todos os pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão
Fernanda Mesquita Serva, pró-Reitora de Pesquisa da Unimar
Fernanda citou ainda a articulação de pesquisas e, sobretudo, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. “Amplia o acesso à saúde, beneficiando nossa comunidade de forma significativa”, destaca.
Parceria com rede Farma Conde e Laboratório MCG
Os parceiros da Unimar e HBU possuem grande destaque no setor. A Farma Conde é uma das maiores redes de farmácias do Brasil, com mais de 500 unidades e pioneira em iniciativas que buscam integrar ciência, tecnologia e bem-estar.
O Laboratório MCG é especializado na produção de suplementos alimentares, cosméticos e medicamentos.
Segundo o CEO do Laboratório MCG, Marcelo Sáfadi, a colaboração promete trazer avanços significativos para o setor farmacêutico.
“Temos desenvolvido há mais de 10 anos produtos que ajudam as pessoas a terem mais qualidade de vida. Agora, com a autorização para produção de medicamentos, vamos avançar a passos largos nesse desenvolvimento”, conta.
O Prefeito Vinícius Camarinha destacou a relevância dessa colaboração e o dia importante para Marília pelo passo significativo na celebração do convênio.
“Nosso sonho é ter aqui em Marília a produção de novos medicamentos, pesquisa e vacinas, com grandes centros como a Unimar e o Laboratório do Grupo Farma Conde. Estou muito feliz em celebrar este evento hoje”, destaca.
O diretor da Anvisa, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, participou do encontro e destacou a importância da formação de centros de excelência.
“A Anvisa vê com bons olhos iniciativas como essa e se coloca integralmente à disposição para trazer cada vez mais capacitação para esses centros. É interesse de todos nós que tenhamos cada vez mais centros capacitados, levando pesquisas clínicas de qualidade.”